segunda-feira, 17 de novembro de 2014

AM Viseu - OM 2015 - António Amaro justifica o voto contra

Síntese - António Amaro, professor universitário eleito pelo PS como independente foi o deputado municipal que comentou a proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2015, dando o posto de vista do PS.
"1- A sua elaboração foi demasiado condicionada pelas expectativas que coloca no novo quadro comunitário;
2- Foi excessivamente condicionado nas previsões que apresenta pela obsessão que colocou na apresentação de saldos financeiros positivos;
3- O enfoque colocado no virtuosismo da saúde financeira do município, que é inegável, como que anestesiou as capacidades de compreensão dos seus responsáveis para o óbvio: a saúde financeira do município só é importante se for para ser colocada ao serviço de políticas que conduzam a uma melhor qualidade de vida dos seus munícipes."
"Exigia-se muito mais neste orçamento. Sobretudo, no que diz respeito à captação de investimento. Não é possível apostar tudo no programa operacional Portugal 2020, como se este fosse a panaceia para todos os males que nos afligem."
"O novo QREN é uma oportunidade. Mas mais do que nunca, dele só vão aproveitar plenamente os municípios que derem mostras de estar preparados para um novo paradigma de desenvolvimento. E aqui, o que contam são as boas ideias baseadas no conhecimento, nas novas tecnologias e no empreendedorismo social."
"O orçamento apresenta-se demasiado condicionado por contextos internos e externos, demasiado focado no concurso para 'melhor orçamento superavitário' e, inexplicavelmente, completamente desfocado daquilo que hoje mais interessa aos viseenses: um orçamento sensível às dificuldades das famílias, à economia local e ao emprego".
"Não nos resta outra alternativa política do que recusar dar um voto favorável a um orçamento que escolheu outro caminho."


Sem comentários:

Enviar um comentário