sexta-feira, 10 de outubro de 2014

No Dia Nacional da China (Taiwan)

Participei, a convite do Diretor Geral do Centro Económico e Cultural de Taiwan, Her, Jiang.Gueng, por ocasião do Dia Nacional da República da China (Taiwan), no encontro que celebrou o 103º aniversário. 

Usaram da palavra Her, Jiang.Gueng, Carina Oliveira, do grupo de amizade Portugal-Taiwan, e Basílio Horta, presidente da câmara de Sintra.

Muitas personalidades de múltiplos países e deputados portugueses encontravam-se entre os convidados. 

Em 2013 estive em Taiwan liderando uma delegação parlamentar do grupo de amizade informal Portugal/Taiwan que integrou deputados do PSD, CDS e PS.

Nota - Maio de 2013 - "Taiwan - é do tamanho do Alentejo, mas tem mais do dobro da população portuguesa, 23 milhões de pessoas.Já faz parte da OMC.
Fui, com a delegação portuguesa que lidero, visitar o Hsinchu Science Park. Nasceu do nada. Hoje tem 1342 ha, 485 indústrias de alta tecnologia, emprega 151 276 pessoas, gera um valor anual (2012) de 36 biliões de dólares e tem seis áreas privilegiadas: circuitos integrados, telecomunicações, optoeletrónicos, maquinaria de precisão, PC& periféricos e biotecnologia.
Receção na AR à delegação do Centro Económico e Cultural de Taiwan 
Tem incentivos fiscais com taxas mais baixas do que os USA, Japão, China...oferece 2/3 de formação "on-Job training" aproveitando os jovens talentos ... investe na sustentabilidade ambiental como fator importante na economia nacional ... desenvolve parcerias internacionais, produz e comercializa os seus produtos ... faz Inovação ... 
Todo o enquadramento oferece aos que ali trabalham -tem três zonas físicas distintas na ilha - todas as condições de acesso e vida geradoras de emprego e produtividade máximas. O desemprego não chega a 5%. Portugal nunca quis abrir, como quase todos os países europeus, uma representação permanente. A Espanha está lá. Dá que pensar!""

Sem comentários:

Enviar um comentário