Informações importantes - A requerimento do PS, esteve na Comissão de Saúde Francisco George, diretor-geral da Saúde, acompanhado de Fernando Almeida, Paulo Campos, Fernando Maltez e Plácido Teixeira, com o objetivo de explicar o que está a ser feito em matéria de prevenção da epidemia.
Francisco George deu nota da existência de uma equipa multidisciplinar, da boa articulação entre os ministérios da Saúde e Negócios Estrangeiros, e de que já em 13 de abril havia produzido uma primeira comunicação pública sobre o assunto.
Num discurso tranquilizador, mas responsável, lembrou que o epicentro da epidemia está no núcleo Libéria, Serra Leoa e Guiné Conacri, que há apenas nove portugueses nessa área e que todos estão devidamente referenciados e contactáveis.
Referiu que na Europa o risco se mantém baixo, mas pondera a sua elevação, em conformidade com a evolução da situação. Precisou que em Lisboa, Coimbra e Porto, estão localizadas 3 equipas de 12 elementos, altamente treinados, equipados e qualificados para qualquer eventualidade, 24 h por dia e 7 dias por semana.
Informou ainda que no período de encubação da doença não há perigo de contágio e que esta, a existir, pode manifestar-se até 21 dias sendo certo que uma semana é a média considerada.
O assunto é sério, muito sério, e exige uma convergência nacional de esforços que envolve todos os cidadãos, instituições e órgãos de soberania.
Sem comentários:
Enviar um comentário