segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Primárias: o universo eleitoral já vai em 145 mil eleitores

Votaram cerca de 30 mil socialistas, com quotas em dia, para as federações. 
Representam cerca de 20% do universo que se segue: 90 mil filiados e 55 mil simpatizantes, cerca de 145 mil. 
São eles, e os que vierem a recensear-se, até dia 12, que vão escolher o próximo candidato a a primeiro-ministro. Tudo está em aberto. A campanha vai ser decisiva. daqui a 20 dias tudo terá terminado.

"As eleições internas estão limitadas a militantes e com quotas pagasForam cerca de 30 mil os militantes socialistas que participaram na escolha dos presidentes das federações distritais do partido, num total de cerca de 40 mil com quotas em dia. É uma gota (20%) no universo eleitoral que participará nas primárias onde entre simpatizantes e total de militantes socialistas já se contam cerca de 145 mil eleitores.
Até ao meio da semana passada estavam inscritos 55 mil simpatizantes, de acordo com a comissão eleitoral das primárias socialistas. E o prazo para inscrições para participar nas escolha do candidato do PS a primeiro-ministro só termina no final desta semana (dia 12 de Setembro), pelo que este número ainda pode vir a aumentar. 
A estes inscritos vão somar-se ainda os 90 mil militantes socialistas, já que ao contrário do que acontece nas eleições internas (para a escolha do secretário-geral ou de dirigentes locais do partido), as primárias não estão limitadas apenas aos militantes que têm quotas em dia. Excluídos estão apenas os expulsos do PS, isto além dos filiados noutros partidos políticos.

Nas eleições de sexta-feira e sábado votaram 30 mil socialistas, de acordo com fonte da direcção do partido, quando o podiam ter feito mais de 40 mil, que eram os militantes que tinham a situação regularizada à data". (I - Rita Tavares)

Sem comentários:

Enviar um comentário