domingo, 14 de setembro de 2014

O "I online" visitou o Gota de Água - a propósito da ministra das Finanças

Não é só o Gota de Água que visita o "I". É a grande vantagem das redes sociais.

"Maria Luís Albuquerque lançou a ideia no fim-de-semana: o parlamento deve fazer um debate sobre a dívida pública.
O governo mudou de ideias e agora quer discutir a dívida na praça pública, ao contrário do que sempre disse? Aparentemente, não. O objectivo é exactamente confrontar a oposição com a necessidade de prosseguir - conforme mandam os cânones europeus - a estratégia de contenção orçamental e não descansar, agora que o período de emergência terminou.
Agora, se alguém leu nas palavras de Maria Luís Albuquerque alguma abertura à ideia de reestruturação da dívida, esqueça. O objectivo é só confrontar os outros partidos com o facto de o nível de endividamento continuar a ser uma preocupação e que, ultrapassado que está agora o período de emergência e com a saída da troika, "não pode voltar a irresponsabilidade financeira e orçamental".
Os dois PS que estão em confronto aplaudiram a ideia de Maria Luís Albuquerque. José Junqueiro, vice-presidente do grupo parlamentar e apoiante de António José Seguro, chegou a afirmar: "Finalmente, o governo admite as razões de sempre de António Seguro. Mas é fundamental comparar o que foi dito antes e o que Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque disseram agora na Universidade de Verão. É mesmo decisivo relembrar".
Junqueiro recorda que os governantes sempre disseram que discutir "qualquer renegociação de dívida (...) significaria simplesmente que Portugal deixaria de ter acesso aos mercados (...), seria um problema que o país não precisa de enfrentar (...), quem defende uma coisa dessas não sabe o que está a defender". E concluía que no sábado, tudo parecia "ter mudado", depois de Maria Luís Albuquerque ter afirmado na universidade de Verão do PSD: "Penso que o parlamento seria o local certo para fazer um debate sobre a dívida.
Não lhe chamaria sobre a renegociação ou reestruturação, nem coisa nenhuma, seria sobre a dívida", disse a ministra das Finanças na Universidade de Verão do PSD." Mas não mudou e o debate vai confrontar o PS com o peso de continuar a manter o cinto apertado. Aliás, no último festejado relatório sobre a competitividade o elevado nível de dívida é apontado como factor negativo de Portugal."


Sem comentários:

Enviar um comentário