quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Debate: Seguro mais seguro, melhor preparado, marcou pontos

António Seguro marcou a história da nossa democracia e do PS ao assinar a primeira grande mudança abertura do sistema político em Portugal: as "primárias" e a aproximação das pessoas à política. Um ponto a favor.
António Costa esteve sempre à defesa, não enunciou qualquer proposta e Seguro assumiu o risco de apresentar as suas, ontem e durante três anos. Outro ponto a favor. 
E somou mais ao confrontar o seu adversário com a abertura de uma crise injustificada, inédita na história do socialismo democrático ao nível global.  O "sound bite" do "imperativo de consciência" não justifica o constrangimento vivido agora pelo PS.
Mesmo a acusação de António Costa sobre a abstenção no primeiro OE virou-se contra ele. Seguro recordou que não fora essa a sua opinião na Quadratura do Circulo nem a que teve no silêncio da Comissão Política. 
E poderia ter recordado mais: como é que o PS, saído das eleições com 28% e com a Troika cá dentro poderia ter votado de modo diferente? É que, como lembrou Seguro, ainda hoje muitas pessoas associam e responsabilizam o PS pelas dificuldades que sentimos. O que não diriam se o PS votasse contra, logo no primeiro OE?.
António Seguro correu um risco desnecessário, não entendido e criticado, ao pôr em cima da mesa o cenário de crise política se, eventualmente, tivesse de aumentar impostos, contrariamente ao que agora afirma. Percebo que se trata de um "reforço" da "garantia" da sua palavra e intenção: fazer equidade fiscal, mas "não aumentar". Politicamente isso será muito explorado e não no melhor sentido.
Finalmente, a segurança de Seguro foi posta à prova quando Judite de Sousa lhe perguntou quanto representava o IVA? Respondeu bem, de imediato e Judite insistindo, referiu que essa era uma verba que não tinha grande significado no contexto global. 
Faltou dizer a António Seguro - e ele sabe isso muito bem - que aquele IVA significou a perda de 90 mil postos de trabalho na restauração e que isso tinha uma dimensão social inelutável. Por isso é que é tão importante reconduzi-lo à média dos 13%.
Apesar da intensidade do debate penso que os dois souberam que existia um grande público e protegeram o PS. E isso não foi tarefa fácil para os dois.

Sem comentários:

Enviar um comentário