quinta-feira, 7 de agosto de 2014

(Opinião) Agitação dramática no sistema financeiro e no Governo


O Governo vive um frenesim verde por fora e laranja por dentro

Tentou passar pelos intervalos da chuva na crise BES. Dotou de poderes absolutos o BdP. O regulador decidiu-se por uma solução bicéfala: um "banco bom" e um "banco mau". 

Usou os dinheiros em caixa, do empréstimo da "Troika", para o resgate bancário fazendo crer que aos contribuintes que nada terão a pagar como se os juros não fossem já um encargo. Ou seja, tudo isto foi "nuvem passageira", não aconteceu nada que os incomode.

Infelizmente aconteceu. Todo o sistema financeiro treme. A bolsa regista oscilações telúricas e perdas sem precedentes. BdP e Governo falharam na regulação e na ação. E a história do "banco bom" não teve em conta as consequências do "banco mau": a fuga de acionistas, capitais e até levantamentos inusitados de verbas por quem teve informação privilegiada. Assim parece. 

As palavras de Carlos Costa, no início da crise, espelharam uma confiança injustificada que induziu em erro aqueles que acreditaram, investiram e perderam. No entanto, aproveitaram aos mais atentos nestas coisas e que se retiraram em tempo útil, pois a reação das autoridades foi tardia, errada e inútil. Ouviremos, dentro de horas, as  explicações do Governo na AR sobre a sua própria agitação e de todo o sistema financeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário