sexta-feira, 4 de julho de 2014

Viseu- CM - Proposta para o comboio e 2 declarações de voto

Na reunião de câmara os vereadores do PS, José Junqueiro, João Paulo Rebelo e Rosa Monteiro, propuseram uma linha argumentativa para a exigir ao governo a ligação Aveiro-Salamanca, com estação em Viseu, nos termos sempre defendidos pelo PS, e que agora parece ser a posição dos presidentes das capitais de distrito do eixo da A25 (mais vale tarde do que nunca); e votaram contra duas propostas da maioria: trabalho precário na rede municipal de museus e no Arraial Beirão.

1 - Sugestão para linha argumentativa:
 A solução adequada aos interesses nacional e regional é a de um novo corredor ferroviário. É, no fundo, assumir a solução do governo anterior: ligação Aveiro (Viseu, Guarda) Salamanca. Foi concluída a ligação entre o Porto de Aveiro e a linha do Norte. Foi lançado o estudo de viabilidade entre Aveiro e Celorico, assumida que foi a prioridade do primeiro troço entre Aveiro e Viseu.
Qualquer investimento na linha da Beira Alta não deve ser alternativa ao novo corredor. A dispersão de meios, tal como no passado aconteceu na linha do Norte, revelou-se incompetente na solução e perdulária nos recursos financeiros.
O comboio mantém o conceito do governo anterior: transporte de prestações elevadas e misto de mercadorias e passageiros. A estação de caminho de ferro em Viseu deve localizar-se no perímetro da cidade
A este equipamento deve ser associado o conceito de área logística, com enquadramento  multimodal, com localização entre Viseu e Mangualde (conceito de "porto seco" apresentado pelo 2º governo de António Guterres na 1ª proposta para a  rede Logística Nacional)
Conceito multimodal: Portos: Aveiro, Leixões, Viana do Castelo; aeroportos Sá Carneiro  e aeródromo  Gonçalves Lobato; rodovia: A25, A24, IC12, A23; ferrovia: Aveiro

2 - Arraial Beirão"Os vereadores do PS apoiam todas as ações dirigidas aos idosos que
configurem uma estratégia de apoio sustentada, justa, e dirigida em primeiro lugar àqueles mais carenciados ou que vivem em completo isolamento. 
Esta ação do Arraial Beirão não tem esse enquadramento e sabe a pouco quando os idosos merecem qualitativamente muito mais. Por isso votam contra a proposta de um Arraial Beirão para idosos, por considerarem esta mais um impulso avulso, na ausência de uma verdadeira política municipal para idosos. 
Na verdade, aquilo que se tem verificado é uma ou outra ação pontual, e a inexistência de uma política social na área dos idosos e do envelhecimento, que seja coerente, sistemática e socialmente justa. 
Inclusivamente, a maioria do PSD rejeitou uma proposta dos vereadores do partido socialista que ia no sentido da definição de uma política que permitisse a Viseu integrar a Rede Europeia de Cidades Amigas das Pessoas Idosas. 
Discordamos desta proposta, porque queremos mais apoio à população idosa do concelho, em especial à mais vulnerável, um apoio que não se reduza a Arraiais.

3 - Trabalho Precário - Os vereadores do PS votam contra a Contratação de Trabalho temporário para a Rede Municipal de Museus por entenderem que o que deverá ser feito é um concurso público para a ocupação destes lugares, garantindo aos trabalhadores um posto de trabalho digno e não precário como se propõe. 

A desqualificação das funções com a consequente desqualificação salarial não ilustra um órgão da administração do Estado como é a Câmara Municipal de Viseu. Recusamos, assim, fazer parte de um processo de precarização do trabalho que deixa estes trabalhadores numa situação ainda pior da que viviam.

Sem comentários:

Enviar um comentário