segunda-feira, 16 de junho de 2014

José Junqueiro - Nas Cavalhadas de Teivas

Durante a manhã assisti e fotografei as Cavalhadas de Teivas. O evento cultural tem melhorado todos os anos e envolve  toda a comunidade num trabalho imenso ... "os participantes têm como missão a criação dos seus trajes, vestidos, adereços e a decoração dos chapéus, bem como os ensaios da Dança da Morgadinha, que no dia é tocada, cantada e dançada durante as largas horas em que o cortejo da Cavalhada percorre as ruas e avenidas, tanto de Teivas como de Viseu." Parabéns à Organização.

"Pelos registos históricos, as seculares Cavalhadas de Teivas, surgiram no longínquo ano de 1653, levando à freguesia o colorido a alegria e a animação tradicional das festividades São Joaninas.
Nas primitivas Cavalhadas apenas participavam rapazes e homens, vestindo-se alguns de mulher, de forma a poderem formar os pares da dança, acompanhados pelas vozes e instrumentos musicais da época.
Anos mais tarde vamos encontrar outras referências quanto ao traje, à dança, ao colorido, aos adereços e acompanhamento musical, fruto de aculturamento, visto que de Teivas partiram para o Brasil, alguns residentes, que ao regressarem introduziram uma nova vivacidade às Cavalhadas.
Nas Cavalhadas, os homens usavam calça curta, um xaile ou um colete e, na cabeça, um chapéu enfeitado com papel multicolor, uma autêntica obra de arte, em que cada um se esforçava para ser o melhor.
As “mulheres” vestiam largos e compridos vestidos ou saias, blusa, lenço na cabeça, um guarda-sol enfeitado para se protegerem do sol, um leque e uma bolsa de pano que continha um lenço para limpar o suor que lhes escorria no rosto, nestes dias de calor.
Alguns interregnos marcaram as Cavalhadas de Teivas, muito por força da guerra no então Ultramar e a emigração.
Para que as Cavalhadas aconteçam, ano após ano, os participantes têm como missão a criação dos seus trajes, vestidos, adereços e a decoração dos chapéus, bem como os ensaios da Dança da Morgadinha, que no dia é tocada, cantada e dançada durante as largas horas em que o cortejo da Cavalhada percorre as ruas e avenidas, tanto de Teivas como de Viseu.
Com a criação da Associação Cultural Recreativa e Social de Teivas, no ano de 1984, as Cavalhadas de Teivas ganharam ânimo, saíram dos limites da sua freguesia de São João de Lourosa, passando a desfilar nas ruas centrais de Viseu, incorporando a típica e original Dançada Morgadinha, os carros alegóricos, os cavalos, as bandas de música, as fanfarras, os grupos de zés pereiras, os ranchos folclóricos… num espetáculo colorido agradável de ver.
Para as gentes de Teivas e para os participantes nas Cavalhadas, esta é a forma de preservar a sua memória e a identidade cultural, celebrar a vida e a natureza.
É ainda de referir que através da realização das Cavalhadas e de outras iniciativas em curso, Associação Cultural Recreativa e Social de Teivas pretende angariar fundos para a grande obra que se encontra a desenvolver, o Lar de Terceira Idade e serviço de Apoio Domiciliário de Teivas" (In texto da Organização de 5.06.2012)


















Sem comentários:

Enviar um comentário