sexta-feira, 13 de junho de 2014

AR - José Junqueiro na receção a S Alteza Aga Khan

Cumprimentos e apresentação da delegação parlamentar pela PAR
Integrado numa representação da AR, presidida por Assunção Esteves, participei na receção de Sua Aga Khan e, em nome do grupo parlamentar do PS, dirigi-lhe cumprimentos e palavras de apreço pela atuação filantrópica da sua Fundação em Portugal e no mundo. Na ocasião agradeci as palavras  elogiosas que dirigiu ao nosso país e à nossa democracia que sublinhou como exemplo, bem como o nosso papel no mundo.

Breve historial 
"A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento em Portugal. As actividades da Fundação em Portugal vão desde a pesquisa pioneira à intervenção programática inovadora nas áreas da educação de infância e nas respostas à exclusão social e pobreza urbana.
A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) conta com uma presença activa de várias décadas no país, tendo iniciado a sua actividade com a Fundação Aga Khan Portugal, que actua desde 1983, tendo sida em 1996 oficialmente reconhecida, por decreto-lei, como uma Fundação Portuguesa. As actividades da Fundação em Portugal vão desde a investigação à intervenção inovadora nas áreas da educação de infância e nas respostas à exclusão social e pobreza urbana.
Momento de diálogo na sala de visitas da PAR
K’CIDADE- um Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano - Os contextos urbanos na Europa têm-se tornado gradualmente mais diversificados, multi-étnicos, em que pessoas com diferentes origens e características socio-económicas convivem lado a lado. As cidades Europeias estão condicionadas pelo impacto da globalização económica e pela crescente migração de e para a União Europeia. Novas formas de pobreza têm vindo a excluir pessoas do que é considerado como o limite mínimo aceitável para uma vida condigna. As alterações contextuais a que se assistem incluem a privatização de serviços e a reforma do Estado de Providência, alterações demográficas com um aumento da percentagem de emprego feminino, aumento do número de famílias monoparentais, aumento da esperança de vida, desertificação das zonas rurais e urbanização.
A sociedade portuguesa tem atravessado, nas últimas décadas, transformações profundas de natureza social, económica e cultural que, no seu conjunto, traduzem uma inegável melhoria da qualidade de vida da generalidade da população. Contudo, torna-se igualmente incontornável a persistência e a emergência de bolsas de pobreza e exclusão social, designadamente em áreas urbanas ou em zonas de periferia urbana e metropolitana.
Explicação sobre os recursos tecnológicos dos deputados
Em 2005, o Patriarcado de Lisboa e a Fundação Aga Khan Portugal assinaram um acordo de parceria que prevê a colaboração no âmbito de um programa de desenvolvimento comunitário urbano, tendo em vista a produção de respostas inovadoras para problemas decorrentes da exclusão social. Este acordo reflecte o compromisso partilhado do Patriarcado de Lisboa e da Fundação Aga Khan Portugal, uma agência da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, na melhoria da qualidade de vida das populações, incluindo imigrantes e minorias étnicas.
Este compromisso com as problemáticas da exclusão social está igualmente subjacente ao Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento estabelecido entre o Governo Português e o Imamat Ismaili, que vigora desde Março de 2006. Um começo sólido desta
parceria teve lugar através do Programa K’CIDADE, Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano, com o desenvolvimento de iniciativas múltiplas no sentido de fortalecer as competências das comunidades para que sejam agentes activos do seu próprio desenvolvimento sustentável e iniciem um percurso de progresso económico e social.

O objectivo do Programa K’CIDADE (lê-se “Capacidade”) é o de desenvolver novas formas de apoiar estas comunidades, designadamente através de: reforço dos esforços governamentais para ir ao encontro de necessidades de uma população que é crescentemente diversificada, fortalecer a sociedade civil, incluindo as associações voluntárias de base local, mobilizar um conjunto diversificado de parceiros. Em 2008, o programa beneficiou cerca de 15.000 pessoas e em 2009 pretende chegar a cerca de 25.000 pessoas, das quais 45% são imigrantes ou pertencentes a minorias étnicas, e disponibilizar apoio a 250 organizações locais.
Visita à exposição sobre os 40 anos do 25 de Abril
Através do Programa, a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento colabora com o Governo e autarquias, com a Comissão Europeia, organizações da sociedade civil proeminentes e a Igreja Católica. As lições que resultam do trabalho desenvolvido pelo K’CIDADE estão a ser analisadas e sistematizadas para uma possível replicação das abordagens em outros contextos urbanos em Portugal e em outros países da Europa.

Educação
Educação de Infância - Conscientes da importância dos primeiros anos de vida na formação da inteligência, personalidade, comportamento social e no desenvolvimento físico ulterior e dos retornos extraordinários que o investimento nestes primeiros anos traz para o sucesso das crianças na escola e na vida, a educação de infância tem sido uma
das prioridades da Fundação Aga Khan em Portugal. Desde o início que a Fundação tem procurado apoiar iniciativas que promovam uma educação de qualidade para as crianças que seja esclarecedora, que fomente a autonomia, a aprendizagem activa, o pensamento crítico e a participação da criança. 

A Fundação Aga Khan tem mais de 25 anos de experiência internacional em educação de infância e tem relações estreitas com especialistas e organizações pioneiras na promoção de uma educação de infância de qualidade.
Em estreita parceria com o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, a Fundação Aga Khan Portugal planeia assegurar a gestão de um centro de educação de infância em Lisboa. A nova parceria público-privada tem como objectivo a criação de um centro de referência para crianças até aos 5 anos de idade, com especial enfoque nas crianças dos 0 aos 3 anos, atendendo às necessidades existentes para esta faixa etária. Trabalhando com crianças de diferentes contextos e percursos de vida, será dada ênfase às questões relacionadas com a diversidade cultural e os benefícios da integração e das aprendizagens nos primeiros anos de vida.
Visita à exposição sobre os 40 anos do 25 de Abril
A Academia Aga Khan - Em 2000, Sua Alteza o Aga Khan iniciou um programa para o estabelecimento de uma rede integrada de escolas, as Academias Aga Khan, dedicadas a expandir o acesso a uma educação segundo os padrões internacionais de excelência. As Academias, que disponibilizarão educação para homens e mulheres, do pré-escolar ao secundário, estão planeadas em zonas geográficas específicas, primordialmente na Ásia e em África. A primeira destas academias é a Academia Aga Khan em Mombaça que iniciou as suas operações em Agosto de 2003.
Está prevista a inclusão de Lisboa como um dos locais para a criação de uma Academia, como parte desta prestigiada rede de Academias.
Com um curriculum baseado no International Baccalaureate, a Academia tem como actividade central uma educação abrangente centrada no ser humano desde o pré-escolar até ao secundário. As Academias irão desenvolver um sistema robusto e internacional de intercâmbios de professores e alunos, bem como com outras escolas parceiras, como a Academia Phillips nos Estados Unidos e a Schule Schloss Salem na Alemanha. Duas das áreas que vão ser trabalhadas transversalmente serão o domínio de pelo menos duas línguas, com o inglês como a língua de ensino, e o domínio das tecnologias de informação. Para assegurar o acesso independentemente das condições socio-económicas ou outros factores, a admissão nas Academias é baseada no mérito e não na capacidade financeira das famílias para pagar.
Nos "Passos Perdidos"
Educação Superior - Em Julho de 2008, a Universidade Aga Khan e a Universidade Católica Portuguesa assinaram um acordo para uma colaboração académica, como parte dos esforços de promoção de uma compreensão e um entendimento das diferentes culturas e credos. Áreas de colaboração entre as duas universidades incluem questões relacionadas com cultura, lei, religião, ética, ciências da saúde, educação e desenvolvimento humano que se consubstanciarão através de projectos de investigação conjunta, iniciativas de formação e programas de intercâmbio para os membros das faculdades e os estudantes. Esta parceria reforça um compromisso colectivo de ir além das fronteiras existentes e construir pontes entre diferentes credos e comunidades, estabelecendo ligações entre diferentes partes do mundo através da linguagem universal do estudo e da investigação. Esta parceria é uma oportunidade de abordar preocupações partilhadas, identificar interesses comuns e promover um maior entendimento de questões mais vastas a nível mundial." 
Fotografia de família

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