quinta-feira, 8 de maio de 2014

Viseu - R. de câmara - Comunicado dos Vereadores do PS

Os vereadores do PS na câmara de Viseu relevam os seguintes aspetos da reunião de câmara em que participaram hoje:

Aprovação da última ata – Foi acrescentada na ata a observação, relativamente à portaria do governo sobre a Reforma Hospitalar (82/2014), que contestaram, uma precisão que explicita melhor as suas preocupações quanto aos efeitos nefastos para Viseu: "nomeadamente a eventual saída da cirurgia pediátrica e a não vinda do Centro Oncológico"

No período de antes da ordem do dia:
1- Solicitaram esclarecimentos sobre o processo relativo ao subsídio de reintegração do dr. Fernando Ruas. O Presidente da Câmara informou que foram rigorosamente respeitados todos os procedimentos legais e que os dois pareceres solicitados (CCDR e da ANMP) são convergentes na não atribuição daquele subsídio.
2- Foi dada informação sobre a reprovação dos vereadores socialistas da exclusão pelo governo de escolas do distrito e do concelho de Viseu do programa Parque Escolar (Viriato) e do projeto de intervenção na escola Grão Vasco.

Informações do Presidente
Neste ponto, o Presidente da Câmara comunicou as alterações feitas no âmbito das políticas desportivas, designadamente na extinção dos chamados Jogos Desportivos que tinham já mais de 2 décadas de existência. Os vereadores do PS viram assim reconhecidas, com justiça, as críticas que ao longo dos anos foram fazendo a este evento que era muito mais de propaganda do que um elemento estruturante de apoio à prática desportiva como agora se prepara para ser.

Expovis - As contas não foram submetidas a votação por ausência dessa obrigatoriedade legal. O resultado líquido de exploração foi negativo em cerca de 211 mil euros. Tem ativos que permitem cobrir os prejuízos. A empresa já foi extinta, com o acordo dos vereadores do PS, facto que, também nesta matéria, prova o fundamento das críticas feitas em tempo oportuno e na campanha eleitoral.
Na oportunidade sublinham positivamente a vontade do Presidente da Câmara em fazer novas consultas ao mercado para todo o tipo de fornecimentos de serviços à Feira de S. Mateus, nomeadamente som e espetáculos.
ADDLAP - As contas não foram submetidas a votação por ausência dessa obrigatoriedade legal.

Votações:
Gabinete de Apoio ao Agricultor - (Declaração de voto) - "O vereadores do PS reprovaram politicamente esta proposta por terem feito, em reunião de câmara, em novembro de 2013, uma no mesmo sentido, mais participada e eficiente, que a maioria PSD rejeitou. Falta, por exemplo, a CNA.
Na altura, foi invocado que a proposta vinha fora de tempo, porque o gabinete já existia e funcionava no espaço atribuído ao vereador João Paulo Gouveia. Fica assim claro que nada existia e que a maioria rejeitou uma boa proposta da oposição apenas por ter sido apresentada pela oposição."

Adjudicação de direito de ocupação de espaço público – Outdoors - (Declaração de voto) "Os vereadores do PS votaram contra esta proposta dado entenderem que não se justifica autorizar a instalação de mais 30 outdoors, quando dos 52 já existentes, após fiscalização camarária, verificou-se que 7 não têm qualquer publicidade e 10 têm publicidade própria. Não existe pois, necessidade de licenciar mais 30 outdoors que apenas contribuirão para o aumentar da despesa e a da poluição visual”.

Protocolo Município de Viseu / IPV Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade Humana – Os vereadores do PS votaram favoravelmente este Protocolo no valor de 8.000€ para a realização de um estudo de avaliação multidimensional do programa “Atividade Sénior” e lamentaram que noutras circunstâncias não foram valorizadas as competências das instituições de ensino superior locais contratando-se fora estudos que muito bem poderiam ter sido realizados em Viseu. Este deverá ser o caminho: defender as instituições de ensino superior locais recorrendo aos seus serviços qualificados.

Os vereadores

José Junqueiro, João Paulo Rebelo e José Junqueiro

Sem comentários:

Enviar um comentário