quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ferrovia - Viseu/Vilar Formoso - Governo dá o escrito por não dito !!!

Depois digam que é a oposição que não percebe. O secretário de estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, depois de esclarecer que não há dinheiro comunitário para a ligação Viseu-Coimbra, disse ontem, no Porto, qie os empresários "não pagariam mais" para transportar as mercadorias das suas empresas" numa nova linha de ferrovia entre Aveiro e Salamanca.". Teatro do Governo, a mesma representação na autarquia de Viseu e os deputados do PSD e Governo a dizerem publicamente, sobre os mesmos assuntos, tudo e o seu contrário.

"Sérgio Monteiro: "A competitividade das mercadorias pode não justificar o sobrecusto com ferrovia nova"

17 Fevereiro 2014, 16:54 por Alexandra Noronha | anoronha@negocios.pt

Secretário de Estado diz que empresários "não pagariam mais" para transportar as mercadorias das suas empresas numa nova linha de ferrovia entre Aveiro e Salamanca.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse esta tarde no Porto que não acredita que a construção de uma linha nova de ferrovia beneficiasse a economia.

O governante, que esteve num debate sobre as conclusões do estudo para os projectos prioritários, disse que "a competitividade da economia não justifica a intervenção, por exemplo em Aveiro-Vilar Formoso".

Segundo Sérgio Monteiro, o investimento não teria impacto na competitividade das mercadorias e que os empresários "não pagariam mais" para usar essa linha.

Sérgio Monteiro explicou ainda que havia mil milhões no fundo de coesão e mais 500 milhões do programa "Connecting Europe" que comparticipam projectos de infra-estruturas a 85%. É que esses montantes devem ser desviados sobretudo para a ferrovia. "Não pode ser de outra forma", explica. Porque os outros projectos pagam-se a si próprios mais facilmente.

O relatório final do grupo de trabalho para as infra-estruturas de elevado valor acrescentado, define um total de 30 projectos prioritários até 2020, num investimento global de 5.103,8 milhões de euros. 

Dessas três dezenas de projectos, 18 dizem respeito ao sector marítimo, oito ao ferroviário, dois ao rodoviário e outros dois ao aeroportuário.

(Correcção: Corrige título: Substitui ""A competitividade da economia não justifica a intervenção na ferrovia" por "A competitividade das mercadorias pode não justificar o sobrecusto com ferrovia nova")

Sem comentários:

Enviar um comentário