domingo, 19 de janeiro de 2014

PASC - Adriano Moreira em Viseu

A PASC, Plataforma Ativa da Sociedade Civil, promoveu em Viseu, na Aula Magna do Politécnico uma conferência. Na mesa de abertura, presidida por Fernando Sebastião, estiveram Dr. Celso Costa, (Proviseu), Drª Maria Perpétua Rocha (Coordenadora da PASC), Figueiredo Lopes e Jorge Marques.
Na sessão foram oradores Fernando Ruas (ex presidente da câmara do PSD), José Luís Nogueira (grupo Visabeira), João Salgueiro (ex ministro do PSD) e o Prf. Dr. Adriano Moreira numa mesa presidida por Figueiredo Lopes (ex ministro do PSD). 
Mesa de abertura
Excetuando Adriano Moreira, da Academia das Ciências de Lisboa, e José Luís Nogueira, administrador do Grupo Visabeira, pessoas sem compromissos partidários, não deixou de ser curioso que as escolhas da PASC se confinassem a oradores ativistas do PSD, ainda que pessoas estimáveis. Em Roma sê romano, dir-se-ia! 
E original foi também o facto do público ter tido apenas o direito de ouvir que não de intervir. Nesse contexto, o professoral João Salgueiro deitou tudo abaixo, mas, apesar de uma curta e cosmética alfinetada no atual governo, limitou-se a zurzir
tudo e todos reproduzindo o repertório argumentativo da atual maioria.
E dali teria saído incólume, não fora a intervenção de Adriano Moreira. De facto, o homem
Oradores
experimentado, conhecedor da história das ideias, de Portugal, estudioso da Europa e do mundo, eloquente quanto baste, e membro autêntico da sociedade civil, falou e disse o suficiente para fazer a diferença. A plateia percebeu-o e, no fim, despediu-se dele, em pé, com uma significativa ovação. 
Ao discurso político programado, de resignação, de João Salgueiro, sucedeu o do conhecimento e da esperança, de Adriano Moreira. A sociedade civil deu conta. Oxalá a PASC tenha aprendido o valor da diversidade como fator de aprofundamento da cidadania.

Fernando Sebastião (Presidente do Politécnico)
Figueiredo Lopes (ex ministro do PSD)
  Jorge Marques
 Dr. Celso Costa, (Proviseu), 
 Drª Maria Perpétua Rocha (Coordenadora da PASC)
 José Luís Nogueira (administrador do Grupo Visabeira)
 João Salgueiro (ex ministro do PSD)
 Fernando Ruas (ex presidente da câmara do PSD)
Adriano Moreira, Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, 

Sem comentários:

Enviar um comentário