quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Dezembro de 1980, dia 4 - Morreram Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa

Nas principais efemérides referenciadas a 4 de dezembro destaco, em 1980, o acidente aéreo que vitimou Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa e respetiva comitiva. 
Desde então sucederam-se múltiplas comissões de inquérito, mas, até hoje, não há certezas absolutas sobre as causas da tragédia, embora seja muito forte a ideia de atentado. 


LUSA - Principais acontecimentos registados no dia 04 de dezembro: Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla: 1791 - É lançado o jornal britânico Observer, o mais antigo semanário existente. 1888 - George Eastman regista a câmara Kodak. 1953 - É aprovada a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, ratificada por Portugal depois de 25 de abril de 1974. 1961 – Oito militantes comunistas evadem-se da prisão de Caxias num carro blindado. 1972 – A Brisa, empresa privada e liderada por Jorge de Brito, assina com o Estado o primeiro contrato para a construção, conservação e exploração de autoestradas em regime de concessão. 1980 - O primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e o ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa, morrem na queda do avião em que seguiam, em Camarate. 2008 - Noventa e três países assinam o tratado proibindo as munições de fragmentação, considerado o principal acordo humanitário internacional a ser concluído no último decénio. (in LUSA)

Sem comentários:

Enviar um comentário