domingo, 8 de dezembro de 2013

Daniel Bessa, afinal, o ex-ministro e crítico do PS assume perspetivas do PS ...

O excerto da entrevista de Daniel Bessa ao "I" mostra como o ex-ministro de António Guterres critica muito, mas, quanto a soluções, é o que podem ver. Nada que o líder do PS não tenha referido durante estes últimos dois anos  e meio, mas a tempo, mais completo e muito melhor.

-" A dívida de Portugal é sustentável?
Portugal já está a pagar cerca de 5% do PIB de juros. A maioria considera que acima dos 2,5% ou 3% é de mais. Em cada 100 euros, cinco são para juros e portanto a dívida começou a ganhar aspectos de que não é sustentável. Por isso digo que devemos tentar transformar isto num prazo mais longo, para ter menos amortizações, e a juros mais baixos. 
É evidente que, se me dirijo a um credor a propor uma coisa destas, 1% a 100 anos, ele perde dinheiro e não vai gostar. Mas isto é quase uma figura de estilo, e se for 2% a 50 anos continua a ser muito bom. Neste momento, o custo médio da dívida portuguesa é de 4%. 

Se estas pessoas forem emprestar à Alemanha ou à Holanda não recebem nem 2%, a dívida pública dos países que estão melhor na área do euro rende hoje menos de 1%."  

Sem comentários:

Enviar um comentário