sábado, 12 de outubro de 2013

EXP - Manuela F Leite - Governo está a "matar o sistema" de Segurança Social

"A ex-líder do PSD Manuela Ferreira Leite fala em medidas soltas e "arbitrárias" e na transformação "sub-reptícia" do sistema contributivo num sistema assistencialista. 
Alexandre Costa
Manuela Ferreira Leite diz que a medida vai contra a "matriz social democrata" - Comentando os anunciados cortes nas pensões de viuvez, Manuela Ferreira Leite considerou esta noite que o Governo está a colocar em causa a estrutura da Segurança Social, transformando "sub-repticiamente" a sua lógica, que passa de contributiva para assistencialista.
"Isto é a subversão do sistema de Segurança Social e ninguém está mandatado para subverter o sistema de Segurança Social", afirmou a ex-líder do PSD durante o seu comentário no programa "Política Mesmo" da TVI24.
Os cortes em causa serão efectuados nas pensões de sobrevivência nos casos em que acumulam com uma segunda reforma. "Esta medida foi pensada em dois dias, sem fundamento, sem se ver as consequências", considerou.
Ferreira Leite fala em "medidas soltas" e "arbitrárias" que estão a "matar o sistema" pervertendo a sua lógica, por as pensões passarem a ser atribuídas não pelas contribuições efetuadas mas pelas necessidades. Algo que diz ir contra a "matriz social-democrata".
"As pessoas perderam a sua liberdade"
"O Estado autoritariamente estabelece um limite do que eu preciso para viver", diz interrogando-se: "Há algum Governo que tenha o direito a dizer quem é rico?" Para Ferreira Leite "as pessoas perderam a sua liberdade".
Reconhecendo a necessidade de medidas que tornem a Segurança Social sustentável devido ao envelhecimento da população e aos baixos índices de natalidade, Ferreira Leite considerou, no entanto, que para a atual situação também contribuíram as reformas antecipadas de milhares de pessoas no âmbito processo de reestruturação das empresas e da banca.
Quanto aos cortes nos salários de funcionários públicos, defendeu ser uma medida mais grave do que um imposto, por não ser aplicado a todos, mas apenas "a quem o Governo seleccionar""
Ler mais: 
http://expresso.sapo.pt/governo-esta-a-matar-o-sistema-de-seguranca-social=f835073#ixzz2hUWIC700

Sem comentários:

Enviar um comentário