quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ANGOLA - Declaração de António José Seguro

Síntese - "A normalidade do relacionamento existente entre Portugal e Angola foi perturbada por
incidentes e declarações que podem pôr em causa o excecional trabalho desenvolvido pelos agentes económicos de ambos os países, com vantagens mútuas e amplamente reconhecidas" (...) "Mais do que uma mera relação entre governos e parceiros económicos, podemos e devemos reforçar a relação de amizade entre os nossos dois povos. Angola e Portugal têm tudo para construir um espaço de prosperidade partilhada que traz benefícios concretos aos portugueses e aos angolanos. É isso que deve ser feito. Essa deve ser a aposta estratégica dos nossos dois países"


(LUSA) "O secretário-geral do PS manifestou hoje "grande preocupação" perante a "crescente tensão" diplomática entre Portugal e Angola, responsabilizando o executivo português pela "lamentável deterioração" das relações, e apelou a um urgente "espírito de compromisso".
Estas posições de António José Seguro constam de uma declaração escrita enviada à comunicação social, após o presidente angolano, José Eduardo dos Santos, ter hoje considerado que "o clima político atual" da relação entre Portugal e Angola "não aconselha à construção da parceria estratégica antes anunciada" entre os dois países.
António José Seguro refere que "é com grande preocupação que o PS acompanha a crescente tensão diplomática que, nos últimos dias, se criou entre Angola e Portugal".
"A normalidade do relacionamento existente entre Portugal e Angola foi perturbada por incidentes e declarações que podem pôr em causa o excecional trabalho desenvolvido pelos agentes económicos de ambos os países, com vantagens mútuas e amplamente reconhecidas", começa por salientar o líder socialista.
Por essa razão, segundo Seguro "o PS não pode deixar de voltar a criticar o Governo português que, num momento tão delicado como o atual, contribuiu para uma lamentável deterioração das relações bilaterais, afetando a dignidade e os interesses do nosso país".
"Como força política com responsabilidades de Estado, o PS tem o dever de apelar para que o espírito de compromisso prevaleça nesta questão. As mais altas autoridades, tanto em Portugal como em Angola, devem empenhar-se no esforço de normalização política que consideramos indispensável e urgente", frisa.
Na sua declaração escrita, o secretário-geral do PS defende que a relação entre Portugal e Angola "vai para além da economia e dos negócios".
"Mais do que uma mera relação entre governos e parceiros económicos, podemos e devemos reforçar a relação de amizade entre os nossos dois povos. Angola e Portugal têm tudo para construir um espaço de prosperidade partilhada que traz benefícios concretos aos portugueses e aos angolanos. É isso que deve ser feito. Essa deve ser a aposta estratégica dos nossos dois países", acrescenta o secretário-geral do PS."

Sem comentários:

Enviar um comentário