quarta-feira, 14 de agosto de 2013

INE - Um trimestre melhor, um ano pior. Economia afunda 2%.

O vice-presidente da bancada parlamentar do PS José Junqueiro considerou que os números hoje divulgados pelo INE revelam que "o país está pior, porque a economia agravou-se 2%". 
A análise que o PS faz a estes números é de que "a economia portuguesa, relativamente ao período homólogo, afundou 2%, está portanto pior e não melhor". 
Ainda que estes dados introduzam "o indicador positivo do segundo trimestre, comparado com o primeiro, que foi o pior de todos de que há memória", José Junqueiro sublinha que também dão conta de que "a economia portuguesa caiu 2%". "E isso é negativo. 
É uma espécie de contentamento descontente, porque se o Governo insistir em fazer o corte de salários, pensões, reformas ou despedimentos na administração pública, passaremos de um terceiro para um quarto ano em recessão", alertou. 
Neste âmbito, o PS sugere ao Governo “que trave esta política de cortes, que não conduz a outro desenlace senão este que conhecemos novamente hoje”. “É que um indicador positivo não se sobrepõe à realidade dos nossos dias e que é o agravamento da economia portuguesa em 2%”, sublinhou. 
No entender do vice-presidente da bancada parlamentar do PS, “se a austeridade estivesse correta o país estava melhor”, mas a “leitura fria” dos números do INE leva a concluir “que o país está pior, porque a economia agravou-se 2%”.

Sem comentários:

Enviar um comentário