sexta-feira, 14 de junho de 2013

PS acusa governo de instrumentalizar data das autárquicas


O PS acusou hoje o Governo de falta de isenção na marcação da data das eleições autárquicas, por ter escolhido “de acordo com os partidos que o apoiam”, disse o presidente dos autarcas socialistas. 
“Este Governo quebrou a tradição de não manter a data de outubro, pela primeira vez, de não conseguir um consenso entre os diversos partidos e de decidir de acordo com os partidos que o apoiam, demonstrando uma falta de isenção preocupante”, disse Rui Solheiro. 
O PS e todos os partidos da oposição defenderam que as autárquicas se realizassem em outubro como sempre foi. O PSD e o PP, partidos apoiados no Governo, defenderam a sua antecipação para setembro. 
O Governo, ao decidir para setembro, está de facto a decidir em benefício próprio”, criticou o presidente dos autarcas socialistas. Por isso, acrescentou, “o PS tem que lamentar profundamente esta atitude do Governo e esta falta de isenção preocupante numa matéria tão importante como é uma data das eleições”. 
“Não há nenhuma razão para se antecipar e há razoes para manter a tradição e permitir que haja a maior participação das populações em todo o processo de esclarecimento que é a campanha eleitoral já num período pós-férias”, alertou o socialista. 
Para o PS, “o próprio ato eleitoral” devia realizar-se “na primeira quinzena de outubro, como sempre aconteceu”, porque “permitia naturalmente uma maior participação eleitoral”, algo que “deve ser uma preocupação de todos os partidos políticos e do próprio governo”. 
“Estas eleições sempre foram marcadas consensualmente entre os vários partidos políticos. Houve sempre consenso para se escolher a data eleitoral. Este Governo quebrou a tradição”, lamentou

Sem comentários:

Enviar um comentário