sexta-feira, 31 de maio de 2013

Governo: Défice orçamental atingiu 8% nos primeiros 3 meses - Que rico caminho!

·        
O défice orçamental em contabilidade nacional, a que conta para Bruxelas, terá atingido 8% do PIB nos primeiros três meses do ano, consumindo assim mais de um terço do défice anual, estima a UTAO. De acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental enviado aos deputados, o défice das administrações públicas deverá estar “em linha com o observado em igual período do ano passado”. 
   A estimativa da equipa que trabalha junto da Assembleia da República é para que o défice em contabilidade nacional tenha ficado entre 7,3% e os 8,7%. Os técnicos explicam ainda que as administrações públicas já terão consumido 36% do défice previsto para o conjunto do ano, mais de um terço. 
   Ainda assim, este resultado “não coloca necessariamente em causa o cumprimento daquele objetivo [défice de 5,5% do PIB no conjunto do ano]” dizem os técnicos, já que se trata de um perfil de despesa e receita muito especifico no inicio do ano e já o ano passado o valor estaria 1,8 pontos percentuais acima do objetivo e acabou por descer. Ainda assim, o défice apurado em contabilidade nacional estava previsto ser de 5% e foi de 6,4%.

Sem comentários:

Enviar um comentário