quarta-feira, 1 de maio de 2013

Augusto Santos Silva - Com o DEO Vítor Gaspar enterrou Álvaro Santos Pereira


(DEO) - Recomendava alguma consulta ao principal partido da oposição e julga que não foi feito. Ao mesmo tempo que o PM dirige convites ao PS para conversas para obter consensos, na prática nada se faz para uma aproximação por parte do governo.
O facto mais importante é que o governo está dizer que se propõe a continuar a mesma estratégia orçamental que prosseguiu até agora e que não é de consolidação das contas públicas. O facto criado por Vítor Gaspar hoje é que os portugueses deixarão de falar em 4 mil milhões e passarão a falar de 6 mil milhões, e calendarizando os cortes de forma  a que os cortes menos duros incidirão sobre o ano eleitoral.
O MF sabe pouco de economia, raciocina como se o PIB fosse um factor que não depende de nós. Ao apresentar este DEO, o MF enterrou o memorando para o crescimento e emprego que Álvaro Santos Pereira apresentou há 8 dias. Esta estratégia até 2017 vai trazer mais dívida e mais desemprego. 
O CM não conseguiu tomar decisões porque para este nível de cortes as medidas são duríssimas e têm rebentado com o governo.
Vítor Gaspar falha as previsões e depois a troika adapta as medidas; o que não estamos a conseguir fazer é conseguir uma negociação séria com Bruxelas, quando o nosso interlocutor é um pró-consul de Bruxelas, crescendo as vozes, incluindo no interior do CDS, de que é condição necessária que Vítor Gaspar perca algum do seu poder no interior do governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário