segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sondagem (Aximage) C. Manhã e J Negócios - Abril - PS reforça vantagem sobre o PSD


O Partido Socialista venceria as eleições de forma folgada se estas se realizassem agora. É isso que diz o barómetro da Aximage relativo ao mês de Abril, elaborado para o Negócios e para o Correio da Manhã, que dá conta de que 32,6% dos portugueses votaria no partido liderado por António José Seguro. A diferença face ao PSD passou de 6,5 para 7,3 pontos percentuais.
Embora o partido de Passos Coelho tenha subido marginalmente (0,2 pontos) nas intenções de votos para 25,3%, o aumento do PS foi superior (1 ponto percentual), permitindo aos socialistas reforçarem a liderança.

O parceiro de coligação do PSD, sofre uma queda assinalável, que acaba por anular o aumento também significativo registado no mês de Março. Contas feitas, o barómetro atribui agora ao CDS 9,4% das intenções de votos. A CDU reforça o seu estatuto de terceira força política, com 12% das intenções de votos, enquanto o Bloco de Esquerda volta a subir ligeiramente para os 7,8%, atingindo o valor mais elevado do último ano.

Em Abril, António José Seguro continua a merecer mais apoio para o cargo de primeiro-ministro (33,2%), mas a vantagem face a Pedro Passos Coelho encurtou-se de cerca de cinco pontos para menos de dois pontos. Significativa é a percentagem de portugueses que diz que nenhum dos dois merece a sua confiança para liderar os destinos do País, de 32,6%. 

Portugueses mais pessimistas
Outra conclusão relevante do barómetro da Aximage é a de que os portugueses estão 58% dos agora ainda mais pessimistas do que há um mês. Em Abril, 77,6% dos inquiridos antecipa que os jovens de hoje vão ter, no futuro, um nível de vida pior do que a geração dos seus pais. Apenas 13,1% acham que será melhor e 8% esperam que se mantenha idêntica.
Questionados sobre a direcção que o País está a seguir, ganha peso o número dos que acham que a direcção é má, empurrando o índice calculado pela Aximage para o valor mais baixo do último ano

Sem comentários:

Enviar um comentário