segunda-feira, 15 de abril de 2013

RTP - Sócrates - Carta à Troika: PM devia, primeiro, ter dialogado com o,líder da oposição!

No PEC IV fui criticado por alguns partidos por não ter avisado antes o Presidente da Republica, mas no PEC IV os portugueses foram os primeiros a saber das intenções do Governo português. Nunca fui apresentar nada em Bruxelas sem dizer antes aos portugueses.
O procedimento não foi leal com os portugueses, devia ter comunicado primeiro aos portugueses e não à Troika. Por outro lado podia ter previamente dialogado com o líder da oposição. Coisa que foi feita no PEC IV, embora durante uma semanas o Passos Coelho tenha permitido que tenha ficado implícito o oposto.

Mas o problema real é o conteúdo.
Primeiro porque em vez de aproveitar o momento para renegociar com a Troika, como é alias defendido por muitos comentadores de direita, o Governo prefere continuar a escavar. Seja do lado da receita com os impostos ou do lado da despesa com cortes, os dois induzem recessão, só o Governo insiste neste embuste com grande complacência da nossa comunidade de economistas. Austeridade vai ter um efeito negativo no emprego e na economia.
As medidas em si demonstram uma insensibilidade social e até crueldade, depois de se dizer que o principal problema é o desemprego, o Governo começa os cortes no Subsidio de Doença e de Desemprego.
Houve um episódio caricato na Irlanda, um antigo responsável do FMI veio dizer que esta politica era um erro, os irlandeses aproveitaram para tirar proveitos e o Gaspar dizer que não e que a austeridade tem de prevalecer.

1 comentário:

  1. É triste, neste País de iluminados, não escutarem um grande Estadista como o Sr.Engº. José Sócrates.
    Mas não admira que logo que Ele tomou parte no Governo, as oposições o que fizeram foi insultá-Lo e caluniá-Lo sem nunca terem provas, e os Tribunais nunca o condenaram porque não encontraram nenhuma razão para tal

    ResponderEliminar