sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Opinião DV) Não iludir e prometer, mas trabalhar para surpreender


(Opinião-DV) As jornadas parlamentares que o PS realizou em Viseu, no Instituto Politécnico, na Escola Superior de Tecnologia, “Em Defesa de um Estado Social Moderno e Solidário” colocou a cidade no centro de todas as atenções. Discutimos profundamente as áreas da Educação, da Segurança Social e da Saúde.
Pudemos contar com destacadas figuras dos meios académicos e políticos, respectivamente, o reitor António Sampaio da Nóvoa e Francisco Assis, a Professora Manuela Silva e Ferro Rodrigues, o jovem e bem-sucedido Professor e investigador Tiago Correia e Maria de Belém Roseira, bem como os coordenadores e porta-vozes socialistas, para as áreas em discussão, os deputados Rui Santos, Nuno Sá e Manuel Pizarro.
A presença de António José Seguro, no encerramento, despertara grande expetativa, mas nem eu próprio adivinhava que seria logo no início que publicitaria o convite que havia dirigido para me candidatar à câmara municipal de Viseu. Foi uma altura e um gesto importantes.
Aceitei o convite do Secretário-Geral do PS – há quase um ano que me manifestara esse desejo - num momento em que as pessoas, mais do que nunca, procuram respostas aos seus problemas, dispensam querelas políticas inúteis e valorizam consensos alargados.
Todos devemos assumir as nossas responsabilidades. Foi isso que fiz, tendo a certeza de que esta não é mais uma candidatura, mas um desafio muito especial, por ser dirigido ao futuro da terra em que nasci e sempre vivi.
Tenho também a certeza de ter preenchido um vazio político e de, ao mesmo tempo, ter respondido ao desejo de muitas pessoas, fora e dentro do PS. Agradeço as muitas centenas de felicitações que me têm dirigido e espero estar à altura das responsabilidades.
Conto com todo o PS para abrir um espaço que vá muito para além de nós e se converta num ponto de encontro de todos aqueles que gostam do seu concelho, da sua cidade, e lhes querem acrescentar prestígio e valor à sua boa imagem, mas que também desejam um paradigma diferente para a sua economia, mais oportunidades para o emprego e maior esperança para as famílias.
Ao PSD concelhio, que emitiu um comunicado a este respeito, agradeço o primeiro parágrafo, parte em que me felicita e tudo o resto, por cortesia, não comentarei, porque, como referi, as pessoas precisam de respostas aos seus problemas e é na sua resolução que concentrarei todo o esforço, o meu e de todos aqueles que queiram participar.
Um princípio será assumido: não iludir e prometer, mas trabalhar para surpreender.
DV 2013-01-16

Sem comentários:

Enviar um comentário