terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MARQUES JÚNIOR PERMANECERÁ ENTRE NÓS, PELA SUA VIDA E PELO SEU EXEMPLO

MARQUES JÚNIOR deixa em todos nós uma grande saudade. Pertenceu ao corajoso núcleo de militares que organizou o 25 de Abril e ajudou a devolver a liberdade aos portugueses. 
Foi principalmente como parlamentar que continuou o combate pelos seus ideais. Viria a conhece-lo, anos mais tarde, na sua condição de deputado na Assembleia da República. 
Fizemos amizade facilmente e pude constatar que era homem de palavra, firme na defesa das suas convicções, amigo inabalável e sempre sereno, mesmo nas horas mais difíceis da vida política. Era, aliás, essa tranquilidade que nos atraía ao seu convívio e nos transmitia sempre confiança. 
No passado dia 27,esperava por ele, com alguns amigos que vieram de longe. Tinha saído de Viseu para Lisboa. Pelo caminho telefonei-lhe, mas quem me atendeu foi a sua mulher. Fiquei a saber, pelos piores motivos,  que já não faríamos esse nosso encontro. Aqui deixo um abraço amigo e fraterno à sua mulher e  família.

"Marques Júnior, de 66 anos, sofreu um derrame cerebral no dia 26 de Dezembro, quando foi internado no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.
António Alves Marques Júnior, nascido a 3 de Julho de 1946, foi um dos militares responsáveis pelo Golpe de Estado de 25 de Abril de 1974 que abriu porta ao processo revolucionário e à posterior democratização da sociedade portuguesa. Foi, nessa qualidade, membro do Conselho da Revolução, desde a sua fundação, após o 11 de Março de 1975 até à sua extinção com a revisão constitucional de 1982.
Em 1985 é eleito deputado à Assembleia da República pelo PRD. Extinto o PRD passa a ser eleito pelo PS, partido pelo qual foi deputado até à última legislatura, ou seja, até 2011. Como deputado foi vice-presidente da Assembleia e membro de inúmeras comissões parlamentares, da Comissão Permanente e do Conselho de Administração. Era membro da Comissão Política e Nacional do PS.
Era, desde 2008, presidente do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informação da República Portuguesa. Integrava também o Conselho Superior de Defesa Nacional e era vogal das Ordens Nacionais Honorificas Portuguesas.
Numa nota de pesar, Vasco Lourenço informa que o corpo de Marques Júnior estará nesta terça-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde se celebrará a missa de corpo presente no dia seguinte (2 de Janeiro) de manhã. O funeral seguirá depois para São Martinho de Bornes, Pedras Salgadas, rumo ao jazigo da família.
O presidente da Associação 25 de Abril diz, na mesma nota, que Marques Júnior foi "sempre coerente com a defesa dos valores da Liberdade, da Democracia, da Justiça Social e da Paz, valores de Abril", e que o coronel "foi um dos expoentes máximos do MFA [Movimento das Forças Armadas], que dignificou com a sua acção"."

Sem comentários:

Enviar um comentário