sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Miguel Relvas - 4 MILHÕES para 79 Novos Lugares Políticos



As medidas de austeridade previstas no Orçamento de Estado para 2013 reforçam as que foram assumidas para o de 2012, as mesmas que defraudaram todas expetativas.
Cada previsão do governo correspondeu a uma retificação e foram muitas ao longo do ano. De todos os cortes nos nossos salários e reformas, como em todas as vendas, privatizações ou concessões do património nacional, nem um cêntimo foi utilizado para abater à dívida.
Com o OE 2013 é legítimo pensar, e até prudente, que o agravamento da pobreza colocará o país em pré-ruptura social. Quando a austeridade se reduz ao sofrimento, em vez de dilucidar entre o essencial e o acessório, transforma-se em punição. É o que acontece entre nós.
Neste contexto, surpreendentemente, António Borges, conselheiro do Governo e “ministro sombra”, acaba de dizer à RTP I que Portugal tem "das cargas fiscais mais baixas da Europa. Estamos com 36%, comparado com 50% em França ou cinquenta e tal por cento na Suécia ... “Já temos a economia equilibrada. Já não há necessidade de sucessivos apertos de cinto como aqueles que tiveram lugar sobretudo no fim do ano passado e princípio deste ano. Agora era preciso relançar o crescimento económico”.
No fundo e no fim, significa que, no seu douto entender, ainda temos capacidade para aguentar mais cortes, mas, como o governo esteve sempre no bom caminho, já não há necessidade de mais “apertos de cinto”. Afinal, nem tudo é mau e isso merece ser relevado.
Gostaria, no entanto, neste contexto, que alguém me explicasse para que é então necessário cortar mais 4 mil milhões de euros no Estado social em 2013, para começar, porque, como disseram o primeiro-ministro e ministro das finanças “outras correções” se seguirão ou seja, outros cortes nos salários, reformas e demais prestações sociais.
E se isto não for explicado, o que me parece legítimo pensar é que o governo, para além de grande impreparação e incompetência, entende que a inteligência quando foi distribuída não estávamos cá todos. Mas entende mal, porque nós percebemos bem.
Até já demos conta que para as novas entidades intermunicipais, e ao arrepio da própria ANMP, o governo, em proposta de lei, propõe 4 milhões de euros para 79 novos lugares políticos.
DV 2012-12-05

Sem comentários:

Enviar um comentário