segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MARCELO, VÍTOR GASPAR, OE, JUÍZES, ÁLVARO E SÓCRATES


Síntese - MARCELO, PLENO DE PLASTICINA, ADAPTA-SE às críticas de Ferreira Leite, diz que sim e não de Vítor Gaspar, acha que os juízes não devem recorrer ao TC, mas que pode haver inconstitucionalidade, diz que o OE é menos progressivo, mas que é progressivo  e refere que  Álvaro mereceu palmas, mas subentende que não mereceu, porque a culpa não é só de Sócrates. ENGENHOSO, NÃO É?
-------------------------------------
Vítor Gaspar quis defender este orçamento para não se repetir o fracasso deste ano. Ele já não foi pelo IVA, foi pelo IRS. Pelo IVA as pessoas podem consumir ou não. Só que ele espera ir buscar mais 4 mil milhões a cortes. Mas se o PIB descer 2% muitas empresas vão falir, para além das indispensáveis. E cria mais desemprego. 
Os juízes já disseram, e mal, que vão para o Tribunal Constitucional dizer que é inconstitucional. O PR devia pensar duas vezes em pedir fiscalização prévia. Não sou a favor disto, porque é atrasar a entrada em vigor do orçamento. Se o TC não se pronuncia depois de pagos os primeiros vencimentos, há risco de alguns tribunais considerarem isoladamente inconstitucional. 
O OE é menos progressivo, mas ainda é progressivo. O TC pode não se pronunciar só sobre este orçamento. O TC mudou a sua composição nos últimos meses. Há novos juízes. Mas há quem pense que, pela primeira vez, o 13º juiz não vem da área da esquerda, vem da área da direita. Mas ninguém notou cuidadosamente essa mudança.


Álvaro Santos Pereira teve, esta semana, uma ovação em pé das bancadas da maioria. Merecia? Ele merecia, porque disse coisas certas. Não basta orçamento, é preciso crescimento da economia. Apresentou medidas para o emprego e crescimento. E, além disso, o crescimento das tarifas elétricas foi muito além daquilo que seria previsível. (Ele ressuscitou com a intervenção?) Não sei, mas estava vivo e bem vivo. Entusiasmou as bancadas dizendo que culpa é de José Sócrates. É verdade, mas não é totalmente. Não é só culpa de Sócrates.

Sem comentários:

Enviar um comentário