sexta-feira, 21 de setembro de 2012

S. MATEUS: VALORIZAR O QUE TEMOS E FAZER SEMPRE MELHOR


S. MATEUS: VALORIZAR O QUE TEMOS E FAZER SEMPRE MELHOR
S. Mateus é o padroeiro da cidade e neste dia 21 celebra-se o feriado do município em sua memória. 
A autarquia faz da ocasião um espaço de cultura, uma oportunidade para o encontro social, bem como um momento em que os responsáveis políticos reconhecem, e bem, os cidadãos mais dedicados e falam do futuro.
Num momento como o nosso, falar do futuro tem ainda mais propriedade. É preciso reinventar a esperança para os que passam dificuldades, para o número crescente de desempregados, para os reformados inquietos com o destino das suas poupanças, para os jovens que não conseguem emprego e que, embora queiram ficar, se veem na circunstância de partir. E se o governo lhes aponta o caminho da emigração, todos não somos demais para contrariar esse desígnio e construir um futuro coletivo.
Viseu foi considerada novamente a melhor cidade para se viver. Há muitas razões que o justificam e, claro, é sempre com orgulho que identificamos junto dos amigos esse facto. Bem posso testemunhar no parlamento os elogios que ouvi a Viseu por esta distinção e sei que todos desejariam, justamente, que o mesmo acontecesse nas suas terras. Foi por isso que, na ocasião, felicitei o presidente da câmara, bem como dirigi, neste diário, o mesmo reconhecimento a todos os eleitos autárquicos, de todos os partidos, aos empresários e aos cidadãos em geral.
Para continuar o caminho é necessário, no entanto, encontrar novas respostas aos problemas dos nossos dias. É importante, como tenho escrito, evoluir no paradigma económico e encontrar espaço para novos investidores, acarinhar os que estão cá e tiveram a coragem de apostar em Viseu. É importante encontrar o que entre nós pode fazer a diferença, aquilo que nos distingue e nos pode tornar únicos.
A cultura, a educação e a investigação poderão ser âncoras que transmitam confiança àqueles que querem partilhar as suas vidas connosco. Serão sempre bem-vindos. Equipamentos não faltam, mas é necessário dar outras oportunidades e vida às freguesias, bem como à cidade, construir-lhe um ritmo urbano, repovoar o seu centro e revivificar-lhe o comércio de proximidade. “S. Mateus” sabe que na vida o caminho é valorizar o que temos e fazer sempre melhor.
DV 2012-09-18

Sem comentários:

Enviar um comentário