quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EMPRESAS APROVEITAM O ESTADO PARA PAGAREM 1/3 DO SALÁRIO

Síntese - O programa "Estimulo 201"2 é um fracasso. É apenas um bom negócio para empresários....com a celebração de contratos...as empresas conseguem DESTA FORMA recrutar um novo trabalhador a tempo inteiro por um valor bastante inferior aos 971,5 euros de remuneração base média mensal registados em Portugal no final de 2011 ... As empresas estão a aproveitar o apoio que recebem através do "Estímulo 2012" para pagar salários baixos, avançando com ofertas de emprego cuja remuneração média ronda os 656,67 euros. Como aquela medida prevê uma comparticipação de 50%, cada novo contratado fica por menos de 340 euros. A maioria destas ofertas é para contratos a seis meses - o tempo de duração do apoio
--------------------------
Estímulo 2012 prevê comparticipação de 50% do Estado nas novas contratações. A conclusão uresulta de números oficiais do Ministério da Economia, hoje divulgados pelo Diário de Notícias.
A medida arrancou em meados de fevereiro e até agora, segundo dados avançado ao DN pelo Ministério da Economia, já recebeu 7970 ofertas de emprego, apresentadas por 3700 empresas. Apesar de o "Estímulo 2012" prever uma majoração do apoio para as empresas que coloquem os trabalhadores no quadro, apenas 22% das contratações até agora realizadas é sem termo.
Lançado com o objetivo de estimular a criação de emprego, o "Estímulo 2012" prevê a atribuição de um apoio financeiro equivalente a 50% da retribuição mensal do trabalhador até ao limite de 419,22 euros (o valor de um Indexante de Apoios Sociais) durante um período de seis meses. Os dados facultados pelo Ministério da Economia mostram que o valor médio da ajuda que está a ser concedida aos contratos já celebrados ascende aos 328,33 euros por mês, pelo que o salário médio que está a ser oferecido às empresas que se candidatam a esta medida ronda os 565,67 euros.
Ao conjugarem este apoio, com a celebração de contratos que na sua maioria são de seis meses, as empresas conseguem desta forma recrutar um novo trabalhador a tempo inteiro por um valor bastante inferior aos 971,5 euros de remuneração base média mensal registados em Portugal no final de 2011 e longe também dos 838,44 euros que poderiam oferecer se pretendessem maximizar a utilização da comparticipação que lhes é oferecida.

As empresas estão a aproveitar o apoio que recebem através do "Estímulo 2012" para pagar salários baixos, avançando com ofertas de emprego cuja remuneração média ronda os 656,67 euros. Como aquela medida prevê uma comparticipação de 50%, cada novo contratado fica por menos de 340 euros. A maioria destas ofertas é para contratos a seis meses - o tempo de duração do apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário