domingo, 26 de agosto de 2012

AGUIAR BRANCO FALA EM DIMINUIÇÃO HISTÓRICA DA DESPESA

Ministro da Defesa, Aguiar Branco, visita a capital do móvelImagem: Lusa/Ricardo Castelo
Ministro da Defesa, Aguiar Branco, visita a capital do móvel
“Temos a despesa controlada e com níveis de diminuição históricos, o que desmente os que dizem que o Governo não está a fazer nada para reduzir a despesa e significa que o Governo está a atuar onde tem controlo direto. Também são bons os níveis de poupança que os portugueses têm hoje e também o nível das exportações é histórico, o que significa que os portugueses estão a fazer tudo para poderem ultrapassar a grave crise que atravessamos”, afirmou Aguiar Branco.
Falando à margem da inauguração oficial da 39.ª edição da feira de mobiliário de Paços de Ferreira, o ministro admitiu que “a parte da receita não tem funcionado tão bem”, acrescentando que “o senhor ministro das Finanças, no momento oportuno, dará as indicações quanto à forma como se irá ultrapassar este problema”.
Segundo o boletim de execução orçamental divulgado pela Direção-Geral do Orçamento (DGO) na quinta-feira, a receita fiscal do Estado caiu 3,5 por cento nos primeiros sete meses deste ano por comparação com o mesmo período de 2011,
Os números mostram uma quebra de 4,7 por cento na receita dos impostos indiretos. Os impostos diretos, que na primeira metade do ano tinham crescido, também registaram uma variação homóloga negativa até julho: -1,6 por cento.
O Governo previa no Orçamento do Estado para 2012 (OE212) que a receita fiscal do Estado crescesse 2,9 por cento; este valor foi revisto ligeiramente em baixa no orçamento retificativo, mas continuava a esperar-se que a receita dos impostos aumentasse. O Governo comprometeu-se a apresentar este ano um défice orçamental de 4,5 por cento do PIB."

Sem comentários:

Enviar um comentário