sexta-feira, 6 de julho de 2012

VISEU É A MELHOR CIDADE PARA SE VIVER

Viseu está nas notícias pelo melhor dos motivos, aquele que verdadeiramente interessa às pessoas: a qualidade de vida. A Deco concluiu isso mesmo, em estudo realizado no outono de 2011, tal como já havia acontecido em 2007: em Portugal, Viseu, é a melhor cidade para se viver.
É, portanto, oportuno valorizar a distinção, saudar a autarquia, o presidente e todos os vereadores, o tecido económico e empresarial e as pessoas, porque em todo o lado nos consideram afáveis e hospitaleiros. Gostam de nós!
Sempre que alguém pergunta a minha origem, onde vivo, e refiro Viseu ouço sempre os melhores elogios: é uma cidade bonita, verde, limpa, cresceu muito, “come-se bem” e tem qualidade e diversidade na oferta comercial. É uma abordagem coloquial muito comum.
Quando falamos com um pouco mais de detalhe, as pessoas descobrem outras virtudes que acrescentam positivamente à sua opinião. O nosso hospital central de S. Teotónio tem sido classificado, nos últimos anos, entre os quatro primeiros com melhor desempenho no país e com valências determinantes, facto que releva para as preocupações com a saúde e assistência.
O Conservatório Azeredo Perdigão, a oferta no ensino superior, a atividade cultural, o teatro, o magnífico campo de golfe, ciclovias, os equipamentos de lazer, o Palácio do Gelo, piscina olímpica, o património, os museus, a nossa centralidade, as boas vias de comunicação, as ofertas de qualidade nos concelhos vizinhos, enfim, são motivos que podem explicar a decisão de vinte mil pessoas se terem juntado a nós e terem escolhido viver connosco nas últimas duas décadas.
Claro que as oportunidades de emprego, como refere o estudo, são escassas e apontadas como fator negativo, mas neste caso, e no momento que vivemos, encontrar facilidades é difícil em qualquer sítio, sobretudo no interior.
Não é para desistir ou significar que não precisamos de um paradigma diferente, mais ousado, à altura dos nossos dias. Isso é outra discussão que, inevitavelmente, vai acontecer.
Encurtando razões, quando alguém necessita de fazer uma escolha, de se fixar nalgum sítio, pensa em si e nos seus e, portanto, nas condições existentes. Viseu responde a quase tudo muito bem.
A verdade é que a notícia, por si só, alimenta o prestígio da cidade e da região e deixa realmente a ideia de que Viseu é a melhor cidade para se viver!
DV 2012-07-04

Sem comentários:

Enviar um comentário