segunda-feira, 23 de abril de 2012

GASOLINA - A MAIOR QUEDA DO ANO? E QUANTO CUSTOU A MAIOR SUBIDA?

Rita Paz  
Abastecer o automóvel com gasolina está a partir de hoje mais barato em 2,5 cêntimos por cada litro. Tal como o Económico avançou na passada sexta-feira, o preço da gasolina sem chumbo 95 ficou hoje mais barato 2,5 cêntimos por litro para 1,734 euros. Esta foi a actualização do preçário realizada nos postos da Galp esta madrugada e acompanhada de perto pela concorrência. Nos postos de abastecimento da Cepsa, o litro da gasolina desceu dois cêntimos para 1,739 euros.
Na Repsol e na BP os preços ainda são os mesmos da semana passada. As empresas costumam proceder às suas actualizações à terça-feira.
Estas variações no custo dos combustíveis têm por base a cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais na semana anterior. E segundo dados da Bloomberg, a gasolina desceu 3,91% na semana passada, o maior recuo da cotação de mercado este ano.
Também por isso, o litro de gasóleo ficou inalterado nos postos da Galp e da Cepsa em 1,499 euros por litro. É que a cotação média do 'diesel' subiu uns ligeiros 0,15%.
O preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e do nível de custos fixos de cada posto, pelo que os valores podem variar.
Apesar destas descidas, os preços praticados actualmente em Portugal são dos mais elevados da União Europeia. 
De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o oitavo mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 13ª posição no 'ranking' dos 27 países do espaço comunitário.
Desde o início do ano, o preço do 'diesel' já subiu mais de sete cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 19 cêntimos por litro.

Sem comentários:

Enviar um comentário