sexta-feira, 23 de março de 2012

QUADRATURA DO CIRCULO - ANTÓNIO COSTA - PROMISCUIDADE

Adicionar legenda
Quadratura III (Promiscuidade)
LXavier: Nunca como no tempo de Socrates existiu uma tao grande promiscuidade entre certos sectores economicos e a estratégia e decisao politica, ambiente que é agora muito mais respiravel.
Pacheco Pereira: Hoje nao ha um problema de promiscuidade mas de comunidade; nunca um governo em Portugal teve tao grande proximidade politica e ideologica com os interesses e expressao de interesses desta elite, que esta a aproveitar em pleno esta oportunidade excepcional para alterar relacoes no mercado trabalho, relacoes sociais, concentrando poder com prejuizo do primado do poder politico; processos EDP e BPN nao tem nenhuma transparencia e mostram grande fragilidade do poder politico; é por isso que estes grupos fazem defesa muito agressiva deste governo. Promiscuidade nos governos Socrates revelou-se, por exemplo, na gestao bancaria, através do controlo na concessao de crédito.
ACosta: Efectiva promiscuidade foi o enriquecimento de toda uma classe politica do PSD, no periodo cavaquista, "à pala" dos processos de privatizacoes; foi o caso exemplar da Lusoponte e da constituicao do BPN, e comportamentos identicos com socialistas sao igualmente maus (Iberdrola); ha uma nocao na sociedade portuguesa de poder patrimonial da direita sobre a sociedade, sendo visto como uma "anormalidade" que um socialista seja presidente de um banco. O "problema" da promiscuidade (Socrates) so se comecou a colocar quando um grande grupo economico (Sonae) foi prejudicado (na PT), em beneficio do interesse publico.

1 comentário:

  1. A promiscuidade é transversal no sistema actual e deriva de um sistema de partidos arcaico não participativo e de lideranças incapazes de quebrar os partidos pelo bom exemplo.

    ResponderEliminar