sábado, 12 de novembro de 2011

IDOSOS E ESTUDANTES PERDEM DESCONTOS DE 50% NOS PASSES SOCIAIS

AOS JOVENS E IDOSOS QUE CONFIARAM NO PSD/CDS - Os idosos e os estudantes vão perder os descontos de 50% nos passes sociais a partir de janeiro de 2012, garantiu o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, em entrevista ao Correio da Manhã - Os nossos impostos servem para pagar ou subsidiar o "serviço" público (transportes, saúde, educação, solidariedade social ...). O "LUCRO" É O BOM SERVIÇO PÚBLICO! (José Junqueiro)

Cortes financeiros chegam aos jovens e idosos (Fotografia: Lusa)

Segundo Sérgio Monteiro, “a subsidiação do transporte público só deve ser feita para aqueles que têm menor rendimento”, adiantando que o objetivo é “acabar com a subsidiação transversal ou diminui-la fortemente”.

“A subsidiação etária 4-18, sub-23 e seniores acabou”, sublinhou o secretário de Estado, referindo que a decisão está relacionada com uma dívida cifrada em 40 milhões de euros herdada do anterior governo.
De acordo com o secretário de Estado dos Tranportes, o governo tem a expetativa de que "seja possível cobrir mais população com o Passe Social + ou introduzindo um novo escalonamento de subsidiação em que uns poderão ter descontos de 25% e outros de 15%", assegurando que "o princípio de desconto de 50% acaba".
Ontem, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse que "para eliminar a dívida das empresas de transportes cada português teria de pagar 3360 euros".

Autarquias rejeitam plano de transportes
Entretanto, 18 municípios da Grande Lisboa já protestaram contra as propostas do executivo de Pedro Passos Coelho e exigem uma "reunião urgente" com o governo.
"Concluímos por unanimidade de todos os municípios na rejeição da generalidade das propostas apresentadas, por significarem uma redução drástica da atratividade do transporte público e por não corresponderem às necessidades e aspirações das populações da Área Metropolitana de Lisboa", lê-se num documento do grupo de vereadores da Assembleia Municipal de Lisboa ao que o Correio da Manhã teve acesso.
Os autarcas defendem que o encerramento do metro às 23h00 e o de algumas estações a partir das 21h30 "carecem de justificação técnica e polícia", avança o mesmo documento.
Nuno de Noronha

Sem comentários:

Enviar um comentário