quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ACÇÃO SOCIALISTA - 3 PERGUNTAS A JOSÉ JUNQUEIRO

Como retomar o indispensável crescimento económico ainda durante o programa da troika, que se estende até 2014?
Implementando medidas de equidade fisca para as pessoas, por forma a garantir níveis aceitáveis no seu poder de compra, favorecendo as empresas que reinvestem os seus lucros e criando um mecanismo sólido que garanta o apoio à exportação, através de finaciamento para as matérias primas e materialização de garantias financeiras.

As medidas de austeridade do OE para 2012 confirmam as expectativas mais negras. Será este o OE que o país precisa?
Não, não é. Este Orçamento soma austeridade à austeridade, é fortemente recessivo e não tem uma única medida de apoio à economia. Basta lembrar que a opinião do secretário-geral é agora acompanhada pelo Presidente da República ou por personalidades como Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix, entre outras.

Numa altura em que a crise se agrava impõe-se reflectirmos sobre as verdadeiras razões da sua existência. Quais foram elas?
É um dever relembrar que foi o chumbo do PEC IV, liderado pelo PSD com o apoio da esquerda radical que conduziu à queda do governo. O PEC IV foi aprovado pelos Chefes de Estado e de Governo, pela Comissão e pelo Banco Central. Em toda a Europa só o Parlamento português forçou a votação não obrigatória de um documento desnecessário.Tivemos a confiança da Europa e a falta de sentido de responsabilidade da oposição. Hoje, infelizmente, estamos pior, muito pior

Sem comentários:

Enviar um comentário