terça-feira, 27 de setembro de 2011

GOVERNO ENGANOU-SE- AGRAVA PREVISÃO DE RECESSÃO EM 2012!

Luís Reis Pires  
Vitor Gaspar, ministro das Finanças, vai agravar a previsão de recessão para 2012. A recessão no próximo ano pode chegar aos 2,5%, o que significa mais austeridade.

A economia portuguesa vai enfrentar uma recessão mais forte do que se esperava no próximo ano. O Governo vai rever em baixa a previsão de crescimento para 2012 no Orçamento do Estado (OE), face à quebra de 1,8% que consta do Documento de Estratégia Orçamental.

A nova previsão tem implícitas mais medidas de austeridade, que ainda não foram anunciadas, e é mais pessimista que o cenário que está a ser trabalhado pela ‘troika' e pelo Banco de Portugal (BdP).

O cenário macroeconómico que servirá de base ao OE 2012 não é animador. O Governo está a trabalhar com uma previsão de recessão acima dos 2%, que poderá ir até perto dos 2,5%, apurou o Diário Económico. Uma projecção mais negativa que a quebra de 1,8% prevista quer no Documento de Estratégia Orçamental - apresentado a 31 de Agosto - quer na actualização do memorando de entendimento da ‘troika' - publicado a 14 de Setembro.

No fim-de-semana, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, admitiu ao ‘Dow Jones Newswire', em Nova Iorque, que as previsões de crescimento deverão ser revistas em alta para 2011 e em baixa para 2012 [para -2,3%].

Sem comentários:

Enviar um comentário