Os Deputados José Junqueiro e Acácio Pinto, acompanhado dos Veraedores do PS, Adelino Amaral e Helder Ambrésio, deslocaram-se a Caldas da Felgueira, concelho de Nelas, a convite de empresários locais, com o objectivo de os ouvir sobre os problemas que afectam as suas actividades económicas.
As termas são estruturantes para a vida local, mas há variantes complementares e decisivas que estão dependentes de decisões do Governo e da Câmara Muncipal.
Depois de uma reunião introdutória, fizemos uma visita ao complexo, constatámos o esforço de modernização, o aumento das suas valências e a elevada qualificação dos seus recursos humanos. Com laboratório próprio, a qualidade da água e a garantia das melhores condições higieno-sanitárias são permanentemente aferidas em todo o complexo.
As termas são o quarto maior operador privado a nível nacional e são as que têm maior frequência de jovens, cerca de 25% do total em Portugal. As unidades hoteleiras e os vários apartamentos residenciais existentes dão resposta às necessidades de alojamento dos frequentadores e turistas.
Relativamente ao Governo, a retirada das comparticipações aos utentes das termas, agora decididas pelo Ministro da Saúde, tem um impacto muito negativo com efeitos recessivos no sector. Por outro lado, o traçado definitivo para o corredor do IC37, bem como a realização da obra, são outras duas realidades que influenciarão o futuro das termas e do próprio concelho de Nelas.
No que respeita à autarquia, as queixas sobre a falta de investimento foram demonstradas durante uma visita a pé aos locais considerados estratégicos.
A falta de passeios, de pavimentação de ruas, de limpeza, bem como a ausência de guardas de protecção na estrada ou iluminação adequada são problemas que somam à falta corredores para actividade pedestre de manutenção (caminhadas), parques infantos, espaços sociais, zonas de estacionamento e mesmo limpeza da ribeira. Não existe qualquer transporte de serviço público que permita um acesso à sede do concelho e aos recursos aí instalados.
No fundo, o que gostariam de ter era um projecto de reabilitação e urbanização das Caldas da Felgueira, com enquadramento para actividades sociais e comunitárias complementares, tal como uma dinâmica de mobilidade e aproveitamento de programas comunitários específicos.
O compromisso dos Deputados foi o de questionar o Governo sobre os apoios directos aos tratamentos prescritos aos aquistas e ao calendário para a construção do IC37 com uma análise do seu trajecto definitivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário