sábado, 11 de junho de 2011

O INVERNO SERÁ TÃO QUENTE COMO O VERÃO

OS DONOS DA CRISE
O novo ciclo político já começou. PSD e CDS procuram entendimento e escolhem governo. O PS avança para as directas e escolhe nova liderança. Até final do mês a nova Assembleia e o novo Governo tomam posse.
Entretanto, nos próximos 60 dias, serão adoptadas medidas fiscais incluídas no memorando com a “Troika”. O OE 2012 deverá ser preparado, apresentado, debatido e aprovado até final do ano. O PS já terá, nessa altura, realizado o seu congresso e escolhido os seus novos órgãos dirigentes. Começa um novo desafio para Portugal.
É um calendário exigente e, pelo caminho, conheceremos as propostas para as reformas dos sectores empresariais das administrações central e local, bem como a reorganização administrativa do território. Estes são apenas alguns exemplos do que aí vem.
O Partido Socialista tem compromissos assumidos, nomeadamente com o “memorando da Troika”, e será parte da solução, mas não deixará de defender a sua matriz ideológica e os princípios que definem os principais pilares de um estado justo e solidário, constitucionalmente enquadrado.
Estar no Governo ou na Oposição é igualmente importante, porque em nenhuma dessas circunstâncias poderemos fazer menos do que se prometeu, nem pedir mais do que pode ser sustentávelmente exigido. Tempos interessantes, portanto.
Há um desafio de liderança, para o Governo e para as oposições. As tensões serão imensas, as respostas públicas vão exigir nervos de aço e em breve se verá quem sabe conciliar, decidir e resistir sem pôr em causa a meta para o equilíbrio das finanças públicas, nem o estado social.
Acredito que, no início, o novo Governo se escude na sua “herança”, mas muito em breve os portugueses exigirão resultados à altura das expectativas criadas enquanto oposição.
Os ciclos são mais rápidos, porque a opinião pública é mais informada e exige respostas céleres. É o momento em que se avaliam actos e não palavras. É o contexto ideal para a comunicação social intervir junto dos novos protagonistas.
O Inverno será tão quente como o Verão!
DB 2011-06-08

Sem comentários:

Enviar um comentário