terça-feira, 26 de abril de 2011

CONSTÂNCIA - AUTARQUIA CDU - FESTA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

 Desloquei-me a Constância, a convite do presidente da Câmara, eleito pela CDU, Máximo de Jesus Afonso Ferreira, para participar na celebração do dia do município.
O concelho é composto pelas freguesias de Constância, Montalvo e Santa Margarida e pertence ao distrito de Santarém. Nos Censos de 2001 a população somava um total de 3.815 habitantes.
Fui recebido pelo Presidente, vereação e demais autoridades, que me proporcionaram uma visita guiada pelas ruas decoradas com flores artesanais, multicolores, plenas de vida e que espelham o trabalho de uma população que, mais uma vez, deu o seu melhor para manter viva a tradição.
O Presidente da Câmara do Tarrafal de S. Nicolau, António Lopes Soares, e o respectivo Presidente da Assembleia Municipal estiveram presentes e acompanharam toda a jornada. Estive nos principais lugares de referência com particular destaque para um jardim temático que evoca Camões, poeta que a história referencia como tendo estado em Constância.Cada canto tem história, cultura e um pouco do trabalho de cada um dos habitantes. São pessoas afáveis, comunicativas e exímias na arte de bem receber.
O ponto alto foi a chegada das cerca de 80 embarcações dos 20 concelhos ribeirinhos que, anualmente, totalmente engalanadas, se dirigem a Constância para celebrarem a Nossa Sr.ª da Boa Viagem, a Santa em quem os marítimos ao longo dos anos encomendavam o seu destino e pediam protecção. É, portanto, um acto cultural cheio de religiosidade e afectos.

Constância foi ultimamente muito mediatizada por causa do encerramento da sua ponte, por razões de segurança, mas que, neste momento, se encontra em funcionamento, excepto no período da noite e com limitação de pesados. Está o Governo a realizar uma intervenção de cerca de 2M€, apesar das dificuldades orçamentais conhecidas.

A Presidência do Conselho de Ministros, através da Secretaria de Estado da Administração Local realizou um contrato de Cooperação Técnica e Financeira para construir a estrada entre Malpique e Aldeia, comparticipando com 50% do valor da obra.

 Neste momento, para além do restauro da ponte, está em construção um Centro Escolar e mais dois estão lançados. Há um novo Lar na freguesia da Santa Margarida e está projectado um Borboletário e outros investimentos do Centro de Ciência Viva e Casa de Camões. A Segurança Social garante 400 000 €uros ano em acordos de cooperação com duas IPSS.
A cooperação entre a autarquia .
e o Governo tem sido a todos os títulos notável, facto de que o Presidente e eu somos um bom exemplo

A autarquia tem uma situação financeira muito saudável e é das primeiras do país a pagar a tempo e horas, cerca de 8 dias, em média.


































Sem comentários:

Enviar um comentário