quarta-feira, 27 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS DO PS POR VISEU - FOTOS E DECLARAÇÃO

José Junqueiro
Estamos, oficialmente, a dar início ao novo ciclo eleitoral que terminará a 5 de Junho. Ao fim da manhã o Mandatário Distrital, José Eduardo, Presidente da Câmara de Moimenta da Beira entregou a lista de candidatos do Partido Socialista à Assembleia da República e, agora, com a comunicação social, na companhia dos Presidentes de Câmara e Presidentes das Concelhias apresentamo-nos aos eleitores do distrito de Viseu.
Não desejámos este momento. Tudo fizemos para o evitar. Apenas pensaríamos nele em 2013, no fim do mandato para o qual legitimamente o Povo nos elegeu.
Não quis a oposição, liderada pelo PSD, que tal acontecesse. O discurso de posse do Senhor Presidente da República foi assumido como um estímulo para derrubar o Governo.
 
Elza Pais

Ontem, 25 de Abril, o tom inverteu-se, caminhou na direcção dos muitos apelos que o Sr. Primeiro Ministro fez à concertação, antes de formar Governo e antes do país ser precipitado numa crise política desnecessária, que nos conduziu ao processo de ajuda externa e a um novo ponto de partida.

É isso que estamos a fazer, desprendidos de qualquer ressentimento e empenhados em conseguir com todas as forças políticas – e com todos os candidatos sem excepção - diálogo e concertação, com disponibilidade para mudar em função da validade das propostas, mas sem desvirtuar o nosso caminho, nem o património político de que nos orgulhamos.



Acácio Pinto
Ninguém nos pode acusar de não fazer num ano e meio de Governo e de trabalho parlamentar aquilo que nos tínhamos proposto para quatro anos como compromisso com os viseenses.
E queria aqui testemunhar a todos os Deputados desta legislatura, na pessoa do Deputado Acácio Pinto, o muito que apreciámos o trabalho de toda a equipa liderada por si de forma notável
Podemos e devemos dizer o que fizemos e afirmar o que queremos continuar a fazer, e a fazer de novo e a fazer diferente. Para que tal aconteça, e todos ouçam e compreendam, pautar-nos-emos pela serenidade, evitando a querela política e, sobretudo, a querela pessoal.
  
Miguel Ginesta

Não queremos que interpretem esta atitude como uma fraqueza, porque não deixaremos sem resposta tudo o que possa atingir a dignidade pessoal e política a que todos os cidadãos têm direito.

É uma declaração de total abertura e disponibilidade para fazermos juntos o bem comum que pertence a todos. Sinto que seremos capazes e a minha vida governativa fala por si.
Numa área governativa como a da Administração Local, intensa e complexa, obtivemos acordos e consensos com os parceiros sociais, dialogámos intensamente, e com a ANAFRE e ANMP conseguimos um relacionamento leal e sincero, sem que isso pudesse corrigir todas as nossas diferenças, mas, mais do que no essencial, soubemos caminhar juntos e discretamente.

Fátima Ferreira

O Livro Branco sobre o Sector Empresarial local, A Reorganização Administrativa do Território, o RJUE ou Lei da Tutela Administrativa são exemplos concretos de diálogo e concertação.
Este derrube do Governo não provoca a queda da ligação Viseu-Coimbra, nem a conclusão do arco do IC12 que liga Mangualde a Sta Comba Dão, não impede uma fisioterapia com o apoio do SNS, nem interrompe o processo do Centro Oncológico. Seremos firmes e persistentes, não baixámos os braços e vamos continuar.


José Rui Cruz

Sentimos orgulho no novo Hospital de Lamego, na Barragem de Pretarouca e no abastecimento a todo o Douro-Sul. Vemos com gosto as obras da Barragem de Ribeiradio, em Lafões, o fortíssimo impulso nas renováveis e na segurança energética, bem como percorremos com agrado a ligação Tondela-Carregal do Sal.
Lembrar-me-ei, sempre com orgulho, a inauguração da Escola Secundária Alves Martins e o investimento ali realizado de 13,5 M€. Olho com o mesmo espírito para a Emídio Navarro e no futuro próximo para a Viriato, para as secundárias de Moimenta da Beira e Mangualde, entre outras. E não deixaremos, como é público a Grão Vasco sem uma solução á altura dos nossos dias.

Rafael Guimarães
E não posso deixar de lembrar que este programa executado pela Parque Escolar envolve em média 3000 PMEs e 13500 trabalhadores todos os dias. Uma coisa é apoiar as PMEs com palavras, mas coisa bem diferente é fazê-lo com obras.
É o sentimento que me percorre ao inaugurar Centros Escolares, lançar a primeira pedra para o de Nespereira, quando viabilizei o Complexo Paroquial do Viso ou a nova Igreja de Resende, quando me assumi como parceiro com a câmara do Sátão para as suas obras de requalificação e quando, ao ir para lá, fui por uma estrada requalificada e com o projecto da nova em andamento.
O mesmo poderei dizer dos equipamentos sociais, dezenas de Lares, Creches, Centros de Dia, várias Unidades de Saúde Familiar, 18
Unidades de Cuidados Continuados, com cerca de 400 camas, os Serviços de Urgência Básica de S. Pedro do Sul, de Tondela, de Lamego, de Moimenta da Beira ou de Cinfães, tudo investimentos dirigidos às pessoas, idosos e crianças, às famílias em geral, promovendo uma economia social que emprega cerca de 6 000 pessoas. E que importante isso é para as economias dos nossos concelhos.
 
Mónica Lima
 
Senti o dever cumprido quando cooperei numa nova oportunidade para o RUCI, com acompanhamento pessoal permanente, fazendo tudo que a AIRV e autarcas me solicitaram; e sei que mais não fiz do que devia para com os concelhos que dele beneficiaram, esforço que alguns teimaram em deixar silenciado, mas que soube compreender e ultrapassar.
Foi diferente no Douro-Sul. Participei numa reunião de trabalho com todos os autarcas e acompanhei-os ao Ministério das Obras Públicas para, juntos, podermos dar passos para a solução de problemas com as acessibilidades, nomeadamente o IC26, e foi sempre com simpatia que fizeram a explicitação deste bom exemplo de cooperação entre o Governo e as Autarquias.


Fernanda Sobral
  E foi no Douro-Sul que participei noutras ocasiões, a convite do Politécnico ou da autarquia em outros debates ou conferências dando o meu melhor
 pela renovação de ideias e aprendendo sempre com aqueles que também tiveram a ousadia de participar e debater.


Carlos Viegas

Foi com este pragmatismo que nas anteriores legislaturas concluímos a A25, a A24, a ligação Sátão Vila Nova de Paiva, a variante de Sernancelhe ou a mais antiga, a de Penedono, e tantas outras obras que outros prometeram e nós fomos capazes de realizar e estão ao serviço das pessoas.
Daniel Martins
Foi assim que avançamos nos caminhos rurais, nas intervenções ou construção de 10 quartéis de bombeiros, de três da GNR, nos Julgados de Paz, nas Lojas do Cidadão, nos gabinetes de Apoio ao Emigrante ou ao Agricultor, no Centro de Saúde de S. Pedro do Sul ou nos já inaugurados de Penalva do Castelo, Resende e Sátão.

Foi assim com a Secretária de Estado Elza Pais nos Planos para a Igualdade em 11 autarquias, com a criação de Núcleos de Combate à Violência Doméstica, com a promoção do empreendedorismo feminino ou diálogo com as ONG.


Marlena Lopes
 É, portanto, possível falar do futuro, com a credibilidade de quem se anuncia não só pelas palavras, mas também pela "praxis". E nesse futuro entra a consolidação destas políticas, mas também o nosso desígnio pela criação de competitividade no território em geral e nas autarquias em particular, a ambição de mais emprego.

O emprego será o nosso compromisso.



Viriato Garcês
 
Começámos em Mangualde pela PSA/Citroen, com a criação de mais de 300 postos de trabalho, com a estabilização da empresa, com a criação de um novo parque industrial, com todos os lotes vendidos, com mais 30 empresas e mais de 500 postos de trabalho já em materialização.
Poderia lembrar Vila Nova de Paiva com mais de 70 novos empregos, tudo numa acção que apelidámos em todo o país de Diplomacia Económica Local. Outros exemplos, no distrito e em todo o país, poderiam certificar que esta acção tem resultados positivos com empresas, autarcas e autarquias de todas as opções políticas.
Trabalhámos sempre em parceria com a AICEP e com o envolvimento directo do Governador Civil foram várias as empresas que sentiram o nosso empenhamento e os resultados práticos de uma política concreta.
Os apoios à internacionalização da nossa economia serão uma constante no nosso mandato, cooperando no estrangeiro com empresas portugueses do distrito, de referência internacional, como ainda há bem pouco fiz em Castilla e León.


Américo Moreira
 É a nossa estratégia para o emprego, as novas oportunidades para os jovens, o apoio directo aos agentes económicos, a qualificação dos recursos humanos e o reconhecimento e valorização das instituições de ensino superior que trabalham entre nós, dos professores, dos alunos e de todos os funcionários.

 Não querendo esgotar o trabalho e os projectos, se não teríamos de falar das barragens de Pinhosão e Girabolhos, dos apoios ao movimento associativo e ao património cultural e religioso, nomeadamente os mais de 2M€ que acabámos de contratualizar para a Sé de Viseu e de tantos outros, termino sublinhando a experiência governativa e parlamentar dos candidatos, o conhecimento ímpar que os 2 ex Governadores Civis têm do distrito e dos seus problemas e fazendo uma pergunta e constatando uma realidade.
Alguém de boa fé, mesmo ao mais alto nível, pode por um segundo que seja, dizer que tivemos uma década perdida?
Não, ninguém de boa-fé, mesmo ao mais alto nível, o poderá tão pouco sugerir, porque o Governo viabilizou no interior em geral, e em Viseu em particular, os maiores investimentos da República, os maior dos últimos 100 anos, portanto, os maiores da história de Portugal.
Cá estaremos, pois, determinados, para dar o nosso melhor, numas eleições que não queríamos, desnecessárias e com consequências que vão ser sentidas fortemente no dia-a-dia das pessoas, cujo esforço, confiança e generosidade mereciam outra consideração às oposições que, afinal, tudo destruíram sem nada dar em troca, a não ser mais sacrifícios.
Privatização da CG de Depósitos, privatizações das suas componentes de seguros e saúde, privatizações na Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde, Educação, IVA a 25%, desconto no tempo de reforma daqueles que beneficiaram de subsídio desemprego, contratos de trabalho verbais ou despedimentos sem justa causa são propostas da direita liderad pelo PSD que rejeitamos liminarmente. É também essa a garantia que damos aos viseenses.
Cá estaremos totalmente disponíveis, com a mesma energia de sempre, todos viseenses, com os cada vez melhores resultados publicamente conhecidos, respondendo apenas perante os eleitores, sem importação de recursos humanos sem abrigo, em quem a sua terra de origem não acredita e que, apesar de segundos, hão-de fazer como os primeiros, vêm cá buscar o voto e depois levam-nos para os escritórios Lisboa.SEREMOS, PORTANTO, IGUAIS A NÓS PRÓPRIOS, DETERMINADOS E FIÁVEIS, COM POVAS DADAS E, COMO SEMPRE, TOTALMENTE DISPONÍVEIS.

1 comentário:

  1. Gosto e creio que será a lista de candidatos vencedora, no dia 5 de Junho,em Viseu e por Viseu.
    zemanelsantos

    ResponderEliminar