domingo, 6 de março de 2011

SÓCRATES E ANA JORGE visitam HOSPITAIS - LAMEGO, AMARANTE E GUARDA

O primeiro-ministro, José Sócrates, e a Ministra da Saúde, Ana Jorge, visitam hoje as obras de construção de novos hospitais em Amarante, Lamego e Guarda, que serão inaugurados ainda durante este ano. O chefe do Governo e a titular da pasta da Saúde começam o périplo pelas 10:00 com a visita ao Hospital de Amarante, seguindo-se Lamego (12:00) e Guarda (15:30).
Na Guarda, além de verificar o ponto de situação das obras de ampliação do Hospital Sousa Martins, iniciadas em maio de 2009, José Sócrates procederá ao lançamento da empreitada de remodelação e requalificação da unidade, orçada em mais de 48 milhões de euros.
A primeira fase da intervenção, que fica pronta em julho, custa mais de 37 milhões de euros e contempla a construção de um novo edifício onde funcionarão a unidade de cuidados intensivos, o bloco operatório, o serviço de anestesiologia e o internamento de especialidades cirúrgicas, entre outras valências.
O novo Hospital de Lamego, que vai servir 375 mil habitantes da área do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), começou a ser construído no verão de 2009 e a sua conclusão está prevista para setembro deste ano.A unidade orçada em cerca de 42 milhões de euros terá 14 especialidades na área do ambulatório, três blocos operatórios, hospital de dia e visitas domiciliárias, assim como uma unidade de cuidados continuados com 30 camas.
Por ano, estima-se que possam ser realizadas cerca de 10 mil cirurgias em regime de ambulatório, fazendo uma cobertura direta a cerca de 100 mil habitantes do Douro Sul e uma cobertura indireta, na área das cirurgias de ambulatório, a toda a população que integra o CHTMAD.
Já o novo hospital de Amarante vai integrar-se no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), representando um investimento de cerca de 30 milhões de euros.

O equipamento deverá estar pronto no segundo semestre deste ano e será vocacionado para a cirurgia de ambulatório, com três blocos operatórios e capacidade para cerca de 50 intervenções diárias.

Terá uma capacidade de internamento de 60 camas, destinadas sobretudo à valência de medicina interna e uma urgência básica, ligada por telemedicina aos centros de saúde locais.


No novo Hospital de Amarante, a urgência básica vai funcionar 24 horas por dia em articulação com a urgência médico-cirúrgica de Penafiel.                                                                                   
LUSA


Sem comentários:

Enviar um comentário