sábado, 19 de março de 2011

“LIVRO DE INSTRUÇÕES PARA GOVERNAR”

Pedro Passos Coelho, na última semana, fez publicar numa revista aquilo que foi denominado de “Manual para Governar”. Ao longo de 8 páginas e doze títulos encontram-se enunciadas as medidas que o Presidente do PSD quer assumir depois de provocar a crise política e ganhar eleições – se tal acontecer, diga-se!
Vejamos alguns exemplos: Melhorar a remuneração dos governantes; Garantir mais gestão privada nos hospitais; Rever tabelas de preços de financiamento dos hospitais públicos; Criar um regulador das escolas; Profissionalizar a gestão das universidades públicas; Realizar permanentemente “road shows” junto dos credores da dívida do estado e das agências de “rating”; Conceder benefícios fiscais a grandes empresas que tenham à sua volta uma “nuvem” de PME; Permitir a redução de salários durante 18 meses em caso de dificuldades financeiras extremas nas empresas; Acabar com as “golden shares”; Vender o património da defesa em áreas de luxo com potencial imobiliário e vender o negócio de seguros da CGD.
Ao menos são sinceros. Negócio e mais negócio. Privados e mais privados. Até dos reitores das universidades desconfiam. Têm que ser gestores de fora. Qual autonomia!
Lágrimas derramadas pela diminuição salarial na administração pública e eis que vão aos trabalhadores da privada reduzir-lhes os salários durante 18 meses, para começar, se as empresas tiverem dificuldades.
No entanto, mesmo em crise, para si governantes – se provocarem eleições e as ganharem – a primeira medida será a de se aumentarem, embora os outros se fiquem com a redução salarial.
Agora compreende-se melhor, muito melhor, quando Passos Coelho comparou o país a um pote – “se quisesse já tinha ido ao pote”! Acresce que querendo provocar eleições e chamar o FMI – e tudo fazem para o efeito – ainda não publicitaram o que aconteceu na Irlanda e na Grécia: desde juros mais elevados, passando pelo fim do 13º mês, até aos despedimentos na administração pública. Nada disseram
E como Portugal e o Luxemburgo são os únicos dois países na Europa que pagam aos reformados, para além do subsídio de férias, um 14º mês convinha dizer o que vai acontecer também. Os portugueses em geral e os reformados em particular têm, desde já, o direito a saber!
Bom, o Dr. Passos Coelho, apesar do Prf. Dr. Nogueira Leite dizer que tarda a conhecer-lhe “um pensamento profundo”, não tem desculpa por esta omissão e, mais cedo do que tarde, tem que nos vir esclarecer sobre este seu “livro de instruções para governar”
 DB 2011-03-19

Sem comentários:

Enviar um comentário