quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

PORTUGAL COLOCOU DÍVIDA COM JUROS MUITO ABAIXO DO ESPERADO

Portugal vende dívida a 12 meses com juro abaixo do esperado

Luís Leitão  - LUSA
Este foi o quinto leilão de dívida portuguesa em 2011. Portugal colocou hoje no mercado primário 1.000 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a 12 meses.
A taxa média ponderada da operação fixou-se em 3,987%. O valor representa uma descida face aos 4,029% registados na emissão anterior comparável, realizada a 19 de Janeiro. Para além disso ficou abaixo da ‘yield' dos títulos desta maturidade no mercado secundário, que esta manhã cotavam acima de 4%.
Hoje, às 10 horas, pouco antes da realização do leilão, a linha de Bilhetes do Tesouro a 12 meses emitida pelo IGCP, com maturidade a 17 de Fevereiro de 2012, estava a ser negociada com uma ‘yield' 4,03% no mercado especial de dívida pública (MEDIP)- o mercado regulamentado destinado à negociação electrónica por grosso de títulos de dívida pública e que serve como principal referência ao IGCP.
Ontem, pela mesma hora, a ‘yield' dos mesmos bilhetes do Tesouro estava a cotar nos 3,81% no mesmo mercado.
Filipe Silva, gestor de mercado de dívida do Banco Carregosa, considera como factor positivo o facto de "a taxa ter saído abaixo do esperado, apesar de Portugal estar a pagar um preço alto a 12 meses."
Contudo, Filipe Garcia, presidente da IMF, alterta que apesar de "Portugal continuar a conseguir colocar divida, está a pagar a preços cada vez mais altos".
A procura superou a oferta em 1,9 vezes, que compara com o rácio de 3,1 vezes observados no leilão anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário