quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

AECOPS - ADJUDICAÇÃO DAS OBRAS TRIPLICOU EM JANEIRO, MAS AINDA É CEDO PARA FALAR EM RECUPERAÇÃO

A adjudicação de obras públicas mais do que triplicou em Janeiro face ao mesmo mês de 2010, mas a Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS) afirma que ainda não é possível perspectivar uma recuperação.
"O ano de 2011 iniciou-se com uma forte expansão das adjudicações de obras públicas (233,5% em valor em Janeiro e face ao mesmo mês de 2010), não sendo, no entanto, possível perspetivar uma recuperação, mesmo que ténue, deste mercado e da indústria da construção, na sua globalidade", lê-se na análise regional da AECOPS.
Apesar deste crescimento, a associação afirma que a informação se reporta "apenas ao mês de Janeiro, o que é manifestamente insuficiente para se poder antecipar uma efetiva recuperação das obras públicas" e do sector da construção.
As obras de modernização das escolas, a cargo da empresa Parque Escola, estiveram na origem deste aumento do número de adjudicações.
 
Estas obras não chegaram, no entanto, ao sul do país. Segundo os dados da AECOPS, em Janeiro não foi adjudicado qualquer concurso no Algarve, ao contrário do que se verificou nas restantes regiões do Continente.
O valor dos concursos abertos aumentou 62,7% em Janeiro, face ao mesmo mês do ano passado.
Lisboa destacou-se, tendo registado aumentos de 158,3 % do número de adjudicações e de 355,5% no valor de adjudicações relativamente ao primeiro mês do ano passado.
Ainda em termos regionais, a AECOPS salienta o licenciamento de 3.418 fogos novos no Centro até Novembro de 2010, o que representa um crescimento homólogo de 7,8%.
O Algarve, por sua vez, "voltou a ser a região com a maior queda no número de novos fogos licenciados (28,3 %), seguindo-se o Alentejo (16,7%) ", de acordo com a AECOPS.



LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário