A emissão de ontem "confirma a tendência de colocação de dívida em condições consistentemente mais favoráveis"
O juro da dívida nacional a 10 anos está hoje a cair pelo sexto dia consecutivo para 6,8%, a maior série de quedas desde o início de Abril.
Entre os países periféricos (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha), só o juro da dívida portuguesa regista uma descida na sessão de hoje.
De acordo com dados da Bloomberg, o índice que mede a taxa cobrada pelos mercados internacionais para absorver obrigações do Tesouro portuguesas a 10 anos está a cair para 6,864%, depois de ter fechado ontem acima dos 6,9%.
Trata-se da sexta descida consecutiva ......
E queda dos indicadores de risco de Portugal acontece depois de o IGCP, entidade responsável pela gestão do crédito de Portugal, ter colocado ontem no mercado 1.255 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro com maturidade a 6 e 12 meses.
A taxa média ponderada recuou para 2,984% e 3,710%, respectivamente, abaixo dos valores verificados nas operações anteriores equivalentes. E a procura mais do que duplicou a oferta.
Para o secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Rui Costa Pina, a emissão de ontem "confirma a tendência de colocação de dívida em condições consistentemente mais favoráveis que nos últimos dois meses de 2010".
Costa Pina disse ainda que o Governo acredita que esta tendência vai manter-se e que Portugal vai continuar a ter melhores condições de financiamento, perante o que diz ser o reconhecimento do mercado da capacidade de Portugal cumprir as suas metas orçamentais
economico.sapo
Temos que nos unir, não podemos reagir como putos - Hei, eu sou melhor que tu, se fosse eu......!
ResponderEliminarTemos que ser construtivos, todos temos algo de bom, ninguém tem a verdade universal, vamos unir esses pedacinhos.
Só assim é possível sobreviver.
Vamos a isso, ... força...,vamos lutar por um objectivo comum de todos nós, vamos lutar com nobreza, vamos dar as mãos independentemente das nossas cores partidárias.