sábado, 29 de janeiro de 2011

JOSÉ JUNQUEIRO - INAUGURAÇÃO DA ESCOLA OLIVEIRA JUNIOR - S.JOÃO DA MADEIRA

Hoje, o Governo inaugurou mais 21 escolas em todo o país. Foi esse o objectivo que me levou a S. João da Madeira à Escola Oliveira Júnior.
Representa uma intervenção de 13,5M€ que permitiu recuperar cerca de 6500m2, construir mais 8500m2, mais 1000m2 de área desportiva e intervencionar 18500m2 de exteriores.
Cerca de 1300 alunos, 120 professores e 42 funcionários não docentes representam uma comunidade educativa que tem agora condições de excelência para a sua actividade.
Foi isso mesmo que sublinhou o director da Escola, Mário Coelho, e o Presidente da Câmara de S. João da Madeira, o social-democrata Castro Almeida, que fez questão de, publicamente, agradecer a decisão e empenhamento do Governo.
O programa de recuperação das Escolas Secundárias envolve, até 2015, 332 projectos dos quais 75 estão concluídos, mais 50 em obra e 49 em projecto.
O investimento em 2010 foi de 1395 M€ e em 2011 estimam-se mais 1350 M€. A Parque Escolar envolve cerca de 3000 empresas e uma média diária de 10 mil trabalhadores.
Estes são os maiores investimentos alguma vez feitos na Educação em Portugal e que a seguir sintetizo nos seus objectivos e resultados:

1. Uma Escola com Instalações de Qualidade
A -Requalificação das Escolas Secundárias (Programa Parque Escolar, E.P.E.)
B -Construção de Centros Escolares
O programa abrange 589 Centros Escolares (aprovados em QREN), dos quais 324 estão concluídos, 186 estão em obra e 79 encontram-se em fase de estudo/projecto.
C -Requalificação das Escolas Básicas do 2.º e 3.º ciclo
Requalificação de 76 escolas EB 2,3. Nesta data, estão concluídas 11 intervenções e estão em obra 32.
D -Alargamento da rede da educação pré-escolar
Estão aprovados 181 projectos que correspondem a 431 salas dedicadas à Educação Pré-Escolar. Nesta data, estão concluídos 28 projectos que correspondem a 67 salas.
E -Uma política com reconhecimento internacional
Seis escolas portuguesas encontram-se entre as 60 seleccionadas para atribuição do prémio Escolas-Modelo OCDE/Centre for Effective Learning Environments (CELE), no âmbito da organização do 4.º Compêndio OCDE/CELE das Escolas-Modelo.
2. Uma Escola com Recursos Tecnológicos
O programa Tecnológico possibilitou o acesso a um computador portátil a cerca de 1 700 000 beneficiários e o acesso à internet em banda larga a 1 000 000 de alunos…assegurar que 96% dos jovens dos 10 aos 15 anos utilizassem computador e 91% acedessem à internet.
Este é apenas um dos programas do plano tecnológico da educação que apetrechou as escolas com mais de 5000 quadros interactivos e 1 videoprojector, por sala de aula.
Actualmente, nas escolas portuguesas, há um computador ligado à internet para cada 2 alunos.
3. Uma Escola para Todos
3.1 Alargamento da escolaridade obrigatória;3.2 Ensino profissional; 3.3 Oferta formativa para adultos
4. Uma Escola com bons resultados
Os resultados dos alunos portugueses no PISA 2009 revelam a mais expressiva melhoria nas três áreas avaliadas - leitura, matemática e ciências -, desde que Portugal participa no PISA
Portugal é o segundo país que mais progrediu em ciências e o quarto país que mais progrediu em leitura e em matemática.



















Sem comentários:

Enviar um comentário