sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

UE/Cimeira - Juncker "muito tranquilizado"

UE/Cimeira
Juncker "muito tranquilizado" com medidas expostas por Sócrates - Económico com Lusa
17/12/10 08:49

O presidente do Eurogrupo afirmou ter ficado "muito tranquilizado" com a exposição que o primeiro-ministro, José Sócrates, fez ontem em Bruxelas sobre o conjunto de 50 medidas para melhorar a competitividade e promover o emprego em Portugal.
"Estas medidas são coerentes e consequentes
(...). Estou muito tranquilizado pela exposição do primeiro-ministro Sócrates", declarou o dirigente luxemburguês.
Jean-Claude Juncker falava à saída da sede do Conselho Europeu, no final do primeiro dia de trabalhos da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, dedicada ao estabelecimento de um mecanismo permanente de gestão de crises, e um dia depois de o Governo português ter aprovado um novo pacote de medidas.
Por seu turno, José Sócrates comentou que "as medidas são conhecidas da Europa, são conhecidas da Comissão [Europeia], são conhecidas do Banco Central Europeu, e Portugal está a fazer aquilo que deve".
O chefe do Governo sustentou que "o que a UE precisa
é que todas as instituições ajam no sentido de reforçar a confiança dos mercados e as instituições europeias", e, nesse sentido, "o BCE e a Comissão estão a fazer um papel absolutamente notável na defesa do euro", mas também os Estados-membros necessitam de fazer um esforço.
"Foi por isso que aprovámos as medidas que aprovámos, também para contribuir para o reforço da credibilidade e da estabilidade do euro", sustentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário