domingo, 3 de janeiro de 2016

Viseu - André Sardet e António Vassalo no Teatro Viriato

Concerto de Ano Novo e Reis com a Orquestra Filarmonia das Beiras cuja primeira atuação data de 1977. O convidado foi André Sardet. 
Casa cheia e uma receita solidária que reverteu para Centro de Apoio Alzheimer cujo "projeto tem vindo a ser desenvolvido desde fevereiro de 2013. Detetada a falta de apoio para quem sofre com a doença de Alzheimer, decidimos que tínhamos que dar uma resposta à problemática, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cuidadores e familiares dos doentes para que possam prestar cuidados de qualidade.
Neste sentido, contactámos entidades com vasta experiência e conhecimento científico. Realizámos reuniões de trabalho com responsáveis do Centro de Referência Estatal de Salamanca de Apoio a Pessoas com a Doença de Alzheimer e outras Demências e da Alzheimer Portugal.
Desde então, temos feito formação específica ministrada pelas entidades referidas e participado em conferências e fóruns de discussão.
Foram reconhecidas a relevância e a pertinência do nosso projeto pelos parceiros que compõem o Conselho Local de Ação Social (CLAS), tendo sido integrado no Plano Anual de Atividades deste organismo, discutido e aprovado no dia 25 de fevereiro de 2014.
Neste sentido, foi criado o Centro de Apoio Alzheimer Viseu (https://www.facebook.com/CentroAlzheimerVISEU) com atendimento psicossocial presencial e apoio por telefone (provisoriamente, 232 414 908) ou por correio eletrónico: centroapoioalzheimerviseu@gmail.com.
Visamos atingir os objetivos que se seguem:
·                     Reduzir o impacto do diagnóstico de Alzheimer no doente, família e núcleo de relações sociais;
·                     Sensibilizar os diversos atores para encararem melhor as situações de pré-demência e demência;
·                     Evitar a exclusão;
·                     Diminuir a incidência da depressão entre os prestadores de cuidados a pessoas com doença de Alzheimer;
·                     Educar as mentalidades para a realidade da patologia;
·                     Propiciar meios de intervenção, retardamento e melhoria da qualidade de vida;
·                     Perspetivar uma política de intervenção profilática e permanente da patologia;
·                     Criar solidariedades que permitam que os recursos a criar, a desenvolver e a apoiar favoreçam um acompanhamento adequado e um suporte efetivo."




Sem comentários:

Enviar um comentário