quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Governo prevê crescimento de 2,1 e défice de 2,7. Boas notícias

Segundo o CM , "O governo de António Costa prevê que a economia tenha um crescimento de 2,1 por cento em 2016. 
Ao que o CM apurou, o cenário macroeconómico definido para o Orçamento do Estado para 2016, que está a ser preparado pelo Ministério das Finanças, já foi definido e prevê ainda um défice nas contas públicas de 2,7 por cento. 
Com os sinais de abrandamento da economia mundial, o Executivo estima que a retoma económica tenha como motor a procura interna.
Para o aumento do consumo dos portugueses em 2016 contribuirá, na expectativa dos responsáveis governamentais, o aumento do rendimento disponível. Graças à reposição faseada dos salários dos funcionários públicos, da eliminação dos cortes nas pensões, da atualização das pensões de reforma mais baixas e da redução da sobretaxa, o Governo tem esperança de que uma parte desse aumento do rendimento seja investido em bens de consumo.

Quanto aos orçamentos dos ministérios, não há ainda valores definidos. A equipa do Ministério das Finanças, que é liderada pelo ministro Mário Centeno, tem estado a receber informações dos vários ministérios com vista a definir os limites da despesa para este ano. Em meados deste mês, o Governo deverá entregar à Comissão Europeia o plano orçamental do Estado para 2016."

Sem comentários:

Enviar um comentário