sábado, 5 de dezembro de 2015

Kit que detecta tipo de sangue em minutos distingue portuguesa

Ana Ferraz, de 29 anos, vai receber 10 mil euros.A tecnologia é apontada como "decisiva em situações de emergência".
A primeira edição do prémio "Nação Inovadora" distinguiu a investigadora da Universidade do Minho (UMinho) Ana Ferraz pela criação de um kit portátil, que detecta o tipo de sangue em cinco minutos.
"Fico muito satisfeita por reconhecerem o meu projecto. Foram oito anos de investigação, trabalho e dedicação para chegar a uma solução que poderá ajudar a salvar muitas vidas no mundo", afirmou Ana Ferraz, que vai receber 10 mil euros.
O prémio "Nação Inovadora", explica a UMinho, é promovido pela Audi e pela Sic Notícias e "visa promover jovens talentos portugueses". Numa primeira fase o júri seleccionou 25 "talentos", em áreas como artes, tecnologia, ciência ou arquitectura, tendo o vencedor sido escolhido por votação online.
A tecnologia, apontada como "decisiva em situações de emergência", já venceu o maior concurso mundial de tecnologia para universitários, o Microsoft Imagine Cup, na Rússia, esperando-se agora a sua comercialização.

Ana Ferraz, de 29 anos, é natural de Barcelos. Fez a licenciatura em Informática para a Saúde no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), o mestrado em Bioinformática na UMinho e é hoje investigadora no Centro Algoritmi da UMinho, em Guimarães. Tem recebido várias distinções, publicado em revistas internacionais e representado Portugal em congressos. (in RR)

Sem comentários:

Enviar um comentário